28/01/2014

Fragata “União” realiza exercícios com Destróier “Andrea Doria”

“União (F45)” e “Andrea Doria (D553)” realizam exercício de manutenção de posição

Durante os adestramentos da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), a Fragata “União”, da Marinha do Brasil, realizou exercícios com o Destróier “Andrea Doria”, da Marinha Militar Italiana (MMI), nas águas do Mediterrâneo Oriental, nos dias 14 e 29 de novembro de 2013.

Em 14 de novembro, foi realizado um exercício de abordagem, para simular uma inspeção (documentação e carga) naval em um navio mercante. Nesse exercício, a Fragata “União”, simulando um navio mercante, recebeu, a bordo, um Grupo de Visita e Inspeção (GVI) italiano, composto de militares que chegaram por uma aeronave EH-101 “Merlin”, da MMI.


 Em 29 de novembro, os dois navios realizaram exercícios de manobras táticas, manutenção de posição em reabastecimento (leap frog) e pouso a bordo (cross deck). Neste último, a aeronave AH-11A “Super Lynx”, brasileira, realizou pousos a bordo do “Andrea Doria”.

Exercícios como esses, além de contribuírem para a manutenção do nível de adestramento das tripulações, desenvolvem a interoperabilidade entre os meios navais e aeronavais da MB e da MMI, reforçando os laços de amizade e cooperação entre as duas Forças.


Fonte: Marinha do Brasil

Um comentário:

  1. A Marinha sempre teve uma grande relação de Exercícios de fogo real. participei de vários. Más as operações em Conjunto:PRÉ UNITAS, UNITAS, DRAGÃO. Essas precisam estar sempre no cronograma da esquadra brasileira em Conjunto com as 2 demais forças. Especialmente na região Norte de nosso País, necessário é modernizar e fortalecer nossas Defesa nas Fronteiras , e próximo das grandes Hidro Elétricas, e Bases da Petrobras. Modernização sem treinamentos sucessivos tem pouco efeito na HORA DO PEGA PRA CAPAR !

    ResponderExcluir