14/08/2013

F-X2 - Governo deve comprar caças este ano


A novela da compra dos caças, que já dura 18 anos, e atravessa os governos de três presidentes diferentes, deve ser concluída ainda este ano. Ao menos é isso o que espera o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), ele afirmou que a compra ainda não aconteceu por “questões orçamentárias”.
“A presidente já sinalizou, mais de uma vez, e disse que tomará a decisão no curto prazo. Ela também está preocupada. É preciso ter Forças Armadas bem equipadas”, disse Saito. “Não acredito que o governo prevarica com essa extensão do prazo. O Brasil é um país em desenvolvimento e precisa de recurso para saúde, para educação. É uma questão de prioridades”, afirmou o comandante da Aeronáutica. Mas por conta da dificuldade do governo em bater o martelo sobre o programa FX-2, de reequipamento da Força Aérea Brasileira (FAB), a Aeronáutica já vislumbra a possibilidade de deslocar os caças táticos F-5 para substituir a frota de 12 caças de interceptação Mirage 2000, que será desativada em 31 de dezembro.

A estratégia tampão para substituir os Mirage deverá durar até que seja definida a compra dos 36 caças do programa FX-2. Mas, mesmo que a decisão seja, de fato, tomada até o fim deste ano, ainda levará entre oito e 12 meses até que o contrato seja assinado. E a primeira aeronave só será entregue ao Brasil entre quatro e cinco anos depois da assinatura. Estão no páreo o Super Hornet F-18, da americana Boeing, o sueco Gripen NG, da Saab, e o francês Rafale, da Dassault. Por conta de um contrato de confidencialidade com as três concorrentes, o governo brasileiro não pode revelar qual das empresas tem a maior chance de vencer a disputa. A discussão sobre a compra dos caças começou em 1996, ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Desde então, o processo já gerou 28 mil páginas de documentos e consumiu 26 mil horas de trabalho.

Fonte: Correio Braziliense

5 comentários:

  1. REALMENTE UMA BELA AERONAVE E UMA PROOSTA HONESTA.POREM EU QUE SOU LEIGO,MAS SOU DA ROÇA ... MATUTO DO INTERIOR.É SO UMA PERGUNTA.QUEM DIZ QUE ESTE AVIÃO VAI GANHAR,SE O MOTOR É AMERICANO.???
    QUEM ACREDITA NISSO.
    OLHA QUE VEJO A ESTRUTURA SAAB.MAS MOTOR AMERICANO.NÃO GANHA MESMO.
    F-18 ou RAFALE.SEM DUVIDA QUE ESTA TUDO PRONTO PARA UM DOS DOIS.E CUIDADO COM OS ALIADOS,POIS VEJA O QUANTO DE ARMAS SE VENDEM NO MUNDO.
    COITADA DAS FUTURAS GERAÇÕES.
    SEM NATUREZA E COM ARMAS.

    QUE BELEZA.

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  2. O problema é que esse país não tem projeto, não tem senado, não tem deputados, somente ladrões atrapalhando o desenvolvimento do país.
    Se a Índia , China e outros países que até pouco tempo eram obsoletos na questão bélica podem se desenvolver por que o Brasil não pode?
    Esse questão de transferência de tecnologia é balela, nenhum país transfere nada de graça, no Brasil tem helicópteros comprados dos americanos que estão encostados por falta de peças para concerto agora me digam se não tem peças de reposição para helicópteros terá transferência de tecnologia para aviões de guerra?
    Reflitam!!

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  3. na minha opinião ,eu acho que deve escolher os franceses porque como a entrega é muito tempo e o aprendizado também, e como os piloto da FAB já conhecem a família miragem e Rafale é mais rápido entrar em operação , mas também por segurança estratégica ter mais um modelo é bom de preferencia os russos SU-35 ou mesmo super vespa para fazer media e vender os tucano para o tio sam

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