17/07/2013

Segundo relatório do serviço de inteligência dos EUA, Coréia do Norte, Irã e China em breve serão capazes de atacar com mísseis nucleares


Os EUA sabe que muitos dos problemas que se pode enfrentar a médio e longo prazo estão ligados a capacidades de armas do Teerã, Pyongyang e Pequim. O Pentágono divulgou um relatório preparado pelos serviços de inteligência e avaliação de ameaças de mísseis balísticos e de cruzeiro, segundo o relatório, na próxima década, a China, o Irã e a Coréia do Norte terão ogivas nucleares capazes de atingir EUA.
No caso da China, o relatório diz que ocorreria um aumento de 100 ogivas em seu arsenal nuclear nos próximos 15 anos. O relatório também especifica que os mísseis balísticos "JL-2", com um alcance de até 7.000 quilômetros, terão a capacidade de atingir qualquer parte da costa dos EUA lançados a partir de águas chinesas. Sobre o aumento do poder militar chinês, o relatório diz que Pequim está a fazer um show do mais rápido crescimento da frota de mísseis balísticos e de cruzeiro do mundo. 

A Coreia do Norte é um dos pontos quentes para o Pentágono. O documento detalha, coincidindo com a agência de notícias Yonhap informações de que Pyongyang poderia mobilizar toda a sua capacidade nuclear para exibir no desfile nuclear de 27 de Julho, que se celebra  o "Dia da Vitória", que marca o 60º aniversário do fim da Guerra da Coréia. Segundo estas fontes, o regime comunista tinha desenvolvido ao longo do ano passado um novo míssil intercontinental, chamado de "Hwasong-13". Além disso, observa-se que Pyongyang teria tecnologia e mísseis exportados para outros países, incluindo Irã e Paquistão.

Durante o desfile militar na próxima semana, cerca de 10.000 soldados vão entrar em cena, junto com o arsenal de mísseis que a Coreia do Norte possui, e entre eles os mísseis "Scud", "dong" e "Musudan". De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, também poderia estar presente o "KN-08", com capacidade de longo alcance. 
O caso Irã também preocupa a inteligência dos EUA. O documento confirma que o Irã vai lançar os primeiros testes de um míssil balístico capaz de atingir os Estados Unidos em 2015:. "O Irã tem programas de desenvolvimento ambiciosos, como o lançamento de mísseis balísticos, e está tentando aumentar seu alcance, letalidade e precisão" (Javier Martinez)

Fonte: Defensa.com - Tradução e Adaptação: Armamento e Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário