“Eram apenas 13 aviões. Conservou-se uma fotografia. A aviação naquela época era ainda uma coisa exótica, os aviões eram usados fundamentalmente para fins de reconhecimento e comunicação. No verão de 1913 foi criado um destacamento com alguns aeroplanos, que também eram usados durante manobras”.
Em Krasnoe Selo foram mostrados biplanos de combate de produção estrangeira. Mas, naquela parada de 1913 o projetista Igor Sikorsky apresentou ao imperador o primeiro avião quadrimotor de passageiros do mundo, o Vityaz Russo. Nicolau II premiou o construtor de aviões, então com 24 anos de idade, com um relógio de ouro. Um ano depois, na base desse avião, Sikorsky construiu o primeiro bombardeiro pesado na prática mundial, o Ilia Muromets. Devemos assinalar que até 1917 havia mais de 300 diferentes unidades, instituições e estabelecimentos de ensino na composição da Força Aérea russa. Os pilotos russos na Primeira Guerra Mundial demonstraram o estilo próprio da escola russa de combate aéreo. Nos anos de 1930, quando na União Soviética foi criada sua indústria da aviação, as paradas da Força Aérea tornaram-se tradicionais, na época 600 aviões tomavam parte nelas.
Nas paradas no céu sobre a Praça Vermelha tomou parte o famoso piloto Valeri Chkalov. Em sua vida ele testou não menos de trinta aviões de novas construções e realizou o primeiro voo sem escala de Moscou a Vancouver através do Polo Norte. Conta o especialista em aviação Alexander Medved.
“Depois do fim da Segunda Guerra Mundial a tradição continuou, mas em Moscou a última parada militar da aviação ocorreu em 1957. Depois dessa altura, elas passaram a se realizar no aeroporto de Tushino, nos arredores de Moscou. E nos anos dois mil a tradição foi restabelecida – as paradas voltaram aos céus de Moscou”.
 Em 9 de maio último, durante a parada militar em comemoração do Dia da Vitória, sobre a Praça Vermelha voaram sessenta e oito aviões e helicópteros. Foram apresentados trios de aviões pesados, grupos de abastecimento, destacamentos da aviação do exército e operacional-táctica. Pilotos dos grupos de pilotagem Russkie Vityazi e Strizhi, que continuam a tradição de Piotr Nesterov e Valeri Chkalov voaram em 9 caças de combate na famosa formação “Brilhante de Kubinka”.

Fonte: Voz da Rússia