15/07/2013

F-16 para a Força Aérea da Colômbia


Fontes não oficiais confirmaram ao site defensa.com o interesse da Força Aérea da Colômbia pelo F-16 da Lockheed Martin, fabricante norte americana, a intenção seria materializada em 2017, ano em que começaria a chegar as primeiras unidades. As negociações seriam, de fato, muito avançada, podendo ser comprado um lote de 12-18 unidades deste avião. A Lockheed Martin, e não a USAF, como nos anos anteriores, trouxe um F-16D para seus shows no F-Air Colombia 2013, que foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho.
Com a aquisição, o F-16 juntamente com os Kfir nas versões C-10 e C-12, que teria o papel principal de ataque ao solo, deixando o F-16 como aeronave de superioridade aérea. A seleção do F-16 segue ao poderoso motor da aeronave e dá um bom desempenho no combate próximo, também tem um custo muito menor de manutenção em relação a aeronaves bimotor, como o F-15 ou Rafale, além de ser um caça capaz de operar todos os sistemas de armas adquirido para o Kfir C-10.

Fonte: Defensa.com
Tradução e Adaptação: Armamento e Defesa

Um comentário:

  1. Se nosso país acabar por finalizar o FX-2 comprando o F-18 E/F estariamos em vantagem com realção a Colombia, Pelo que me consta a capacidade de carga do F-18 é maior e possibilita levar mais armamentos. O F-16 ganha na velocidade apenas.

    Ainda sim, a Colombia vai comprar (se comprar) uma caixa preta.
    Não estamos fugindo justamente desse tipo de compra?

    …. Brasil acima de tudo o/

    ResponderExcluir