02/07/2013

Esquadrão Grifo realiza Operação Continuada

O Esquadrão Grifo, 2º/3º GAV, sediado na Base Aérea de Porto Velho, realizou nos dias 26, 27 e 28 de junho uma Operação Continuada. O objetivo da atividade foi voar com as aeronaves de caça leve A-29 Super Tucano um grande número de missões operacionais, ininterruptamente. A primeira decolagem  para um ataque simulado próximo à fronteira com a Bolívia ocorreu no nascer do sol do dia 26.
“É muito importante para a manutenção operacional do esquadrão uma atividade como essa. Tanto a equipe de manutenção quanto os pilotos foram exigidos ao máximo por 60 horas. Trabalhamos no limite da fadiga”, afirma o Tenente Rafael Borba, piloto do Esquadrão Grifo.
A Operação Continuada ocorreu durante a Manobra Mapinguari, tradicional exercício em sede planejado e executado pela própria unidade aérea. Das 6:30h do dia 26 até as 18:30h do dia 28, foram voadas um total de 153 horas em missões de ataque, reconhecimento armado, reconhecimento visual, apoio aéreo aproximado e controle aéreo avançado nas aeronaves de caça A-29.
“Esse tipo de operação é imprescindível para garantir um aumento da operacionalidade dos nossos tripulantes. Realizamos voos que normalmente não temos a oportunidade de fazer, como ataques simulados a pelotões de fronteira distantes mais de 200 milhas da nossa base”, completa o piloto.

Fonte: 2º/3º GAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário