Exercício simula resgate de militar ferido |
A equipe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAAerM),
apoiada por militares da Diretoria de Engenharia Naval (DEN), do 5º
Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral HU-5, do Centro de Perícias
Médicas da Marinha e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, realizou,
nos dias 9 e 10 de maio, a primeira Vistoria de Segurança de Aviação
(VSA) do recém incorporado Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA”.
No dia 9 de maio, no Porto de Rio Grande
(RS), foram realizadas a homologação do Convoo e a VSA Estática no
Navio. Já no dia 10, o NPaOc “APA” suspendeu para a realização da VSA
Dinâmica com apoio da aeronave “Albatros 51” Na ocasião, foram efetuados
exercícios de pousos e decolagens diurnos, “pick up”, VERTREP e homem
ao mar.
O NPaOc “APA” foi construído na
Inglaterra e partiu do porto de Portsmouth em 11 de março, com destino
ao Brasil. Em terras brasileiras, o Navio atracou pela primeira vez, no
dia 7 de maio, no Porto de Rio Grande (RS).
Descrição do NPaOc “APA”:
Peso: 1.800 toneladas;
Comprimento total: 90,5 metros;
Deslocamento carregado: 2.170 toneladas;
Velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h);
Autonomia: 35 dias;
Capacidade de tropa embarcada: 51 militares;
Capacidade de transporte de carga: seis contêineres de 15 toneladas; e
Armamento: um canhão de 30mm e duas metralhadoras de 25mm.
Comprimento total: 90,5 metros;
Deslocamento carregado: 2.170 toneladas;
Velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h);
Autonomia: 35 dias;
Capacidade de tropa embarcada: 51 militares;
Capacidade de transporte de carga: seis contêineres de 15 toneladas; e
Armamento: um canhão de 30mm e duas metralhadoras de 25mm.
Fonte: Marinha do Brasil