22/02/2013

Russos tornaram a oferecer o Su-35 ao Brasil durante a visita de Medvedev



A Rússia está interessa em fornecer ao Brasil caças multifuncionais de 4,5ª geração do tipo Sukhoi Su-35, revelou o chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia Alexander Fomin, acrescentando que a possibilidade foi discutida durante a visita do primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.


“A concorrência (programa FX2) foi realizada, houve alguns resultados, nós estávamos participando dela, mas infelizmente não fomos listados para a short-list. Ademais, a Rússia se ofereceu para participar dessa concorrência (short-list)”, disse Fomim.

Fomim também disse que a Rússia fez uma oferta atual para o fornecimento de caças Su-35 ao Brasil, oferta essa que acena com a possibilidade do Su-35 ser produzido no Brasil, assim como o desenvolvimento de uma nova geração de caças de combate para o Brasil.

“Ainda estamos interessados, mas nenhuma decisão concreta nesta matéria. Nada foi feito”, disse o diretor do FSMTC.

O Su-35BM enquadra-se na 4,5ª geração, com exceção da furtividade, o caça é totalmente compatível com as tecnologias que cercam os caças de 5ª geração. Reza lenda que os novos caças russos podem fazer uso do chamado “plasma stealth”, uma tecnologia que permite baixar e muito a assinatura de radar de caças não-furtivos. Por enquanto, apenas um caça de 5ª geração cumpre serviço, o americano F-22 Raptor. Acredita-se que os próprios caças de 5ª geração a entrarem em serviço serão o caça russo Sukhoi T-50 (PAK-FA) e o americano F-35 Lightning II.

O Su-35BM é capaz de voar a uma velocidade de Mach 2.25, tem um raio de ação de 3,600 km (4,500 km com o auxilio de tanques extra), teto de serviço de 18,000 m. O armamento do Su-35BM é constituído de um canhão internto GSh-30 de 30mm, capaz de disparar até 150 projéteis, e 12 pontos para abrigar vários tipos ar-ar, ar-terra e ar-mar que vão desde o Vympel R-27, passando pelo Vympel R-73, Vympel R-77, mísseis anti-radição Kh-31, Kh-31ª, Kh-59, Kh-29, Kh-29T e Kh-29L e vários outras bombas guiados e não guiadas.

Fonte: O Informante

11 comentários:

  1. Entre sistemas antiaéreos russos,helicóptero M-35M e por que nao os caças multifuncionais de 4,5ª geração do tipo Sukhoi Su-35.Se vão tranferir tecnologia blz.

    ResponderExcluir
  2. A presidenta Dilma, tem é que mandar comprar logo 180 caças SU-35 e 50 T-50 para os jaguares em anapolis; 120 SU-34 para MB baseado em terra; e dá um ponto final a essa novela; assim vamos ter uma força aerea de respeito com equipamento de primeira. e desenvolver um caça para os novos porta aviaões da MB. E começar logo desenvolver misseis para sua defesa aerea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que agora o governo terá de fazer cortes de gastos e comprar armas n é uma prioridade como a população deixou bem claro. Teremos de esperar para depois da reeleição.

      Excluir
  3. Concordo com voces. O que não podemos é comprar os F-18 e ficar na dependência dos americanos que ditarão se os caças sairão do chão ou não. Eles vendem os caças mas não abrem mão dos códigos de comando deles.Assim não dá, assim não dá!!!

    ResponderExcluir
  4. Isto sem dizer que os SU-35 foram desenvolvidos para atender a extensão territorial da Rússia que é tão grande quanto a nossa. O demais caças não têm essa característica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo , os demais caças do FX2 são merdas voadoras

      Excluir
  5. Não é prudente para o Brasil comprar caças norte americanos por questões Extratégicas para a própria soberania. Palavra , a muito esquecida , pelas relações exteriores americanas, nos últimos 30 anos. As relações do Brasil com os estados unidos, nesse momento, de visões ideológicas tão distantes, seriam inoportunas essa negociação. A França , também mudou sua política de neutralidade, e surpreendeu a todo mundo, com violação de direitos internacionais de soberania. Especialmente, no caso Líbia, Mali. O Brasil precisa ter uma posição de respeito à sua Condição de Super Potencia comercial, e usar este fator para FECHAR negócios com parcerias que permitam uma Ampliação de TODOS setores de defesa, seja na Aviação, Terrestres(Baterias anti misseis, e tanques), e caças para força aeronaval, tão carente. A Russia tem demonstrado ser uma parceria mais viável para todos setores de defesa Brasileiro. Presidente Dilma está demorando muito a fazer esta parceria.

    ResponderExcluir
  6. Esta oferta russa é nossa melhor saida para escaparmos de uma inutilidade por obsolência da nossa força de defesa da soberania....O Brasil poderia adquirir aeronaves de grande capacidade e aquirir a mais longo prazo o conhecimento para fazer suas próximas gerações de aeronaves......porque não??????

    ResponderExcluir
  7. Se esta última oferta for realmente da forma que eles oferecem dando-nos a tecnologia e o fabrico dos mesmos por aqui é muito mais favorável do que ficarmos dependendo de França e EUA.
    Nossa força aérea tem que estar à altura das demais afinal, somos ou não potência?
    Nada de ficar ajoelhados para os EUA/NATO.
    Vamos ser independentes e aceitar a oferta russa. É a mais convincente.
    Quanto aos pagamentos ? Que se destine 10% dos royaltis do petróleo às nossas forças armadas. Daí o pagamento das compras. Basta ter coragem e enfrentar as concorrências desleais e ofertas não tão confiáveis.

    ResponderExcluir
  8. Do ponto de vista técnico,estratégico e logístico o caça russo é o melhor sem duvida não há hoje nenhum aparelho que se compare a este.Pondo em pauta o tamanho do Brasil.Sem duvida o Sukoy é o melhor por ter maior autonomia e o emprego de seus armamentos são incomparáveis!!! manobrabilidade incomparável!!!

    ResponderExcluir
  9. Não tem lógica confiar nos estados unidos depois das espionagens .

    ResponderExcluir