22/11/2012

Portões Abertos da Base Aérea de Recife reúne 22 mil pessoas



A abertura dos portões da Base Aérea de Recife atraiu mais de vinte e duas mil pessoas, no sábado (17/11). O evento encerra as comemorações do Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Aviador da Guarnição de Recife, teve como atração principal a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

  O evento ofereceu ainda variadas atrações como lançamento de paraquedistas, sorteios para sobrevoo panorâmico de Recife a Porto de Galinhas (para quem doou um quilo de alimento não perecível). Artistas locais participaram de shows de música regional de forma voluntária, sem recebimento de cachê. Os forrozeiros Ivan Ferraz, Irah Caldeira e Ary de Arimateia homenagearam Luiz Gonzaga interpretando músicas do repertório do Rei do Baião. O sanfoneiro, piloto e paraquedista Waldonys chegou ao palco para o seu show, após uma salto de paraquedas de uma aeronave C-95 do Esquadrão Pastor (2º ETA).



Praça de alimentação, parque de diversão infantil e várias atividades lúdicas fizeram a alegria das crianças, além da presença especial do boneco Fumacinha.Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer aeronaves da FAB, como o C-105 Amazonas (aeronave de Busca e Resgate, Transporte Aeroterrestre e Logístico, Lançamento de Paraquedistas, Cargas e Evacuação Aeromédica), Bandeirante C-95 (Transporte Aeroterrestre, Transporte de Tropa e Lançamento de Paraquedista), P-3 Orion (Patrulha Marítima), Caravan C-98 (Transporte de Tropa e Carga), helicóptero UH1H Bell Huey (Busca e Resgate e Transporte Aerologístico), Hércules C-130 (Transporte de Carga, Transporte Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo e Busca e Resgate), F-5EM Tiger II (um Caça Tático de Defesa Aérea e Ataque ao Solo), A-1 (AMX) (um Caça de Ataque Aeroestratégico), Learjet R-35 ( Reconhecimento e Evacuação Aeromédica), Brasília C-97 (Transporte Aerologístico), AT-26 Xavante (Treinamento de Piloto de Caça e Ataque ao Solo).



A Marinha do Brasil expôs embarcações leves e o Exército Brasileiro, além de carros de combate, promoveu uma apresentação de cães da Polícia do Exército. Instituições governamentais e civis realizaram parcerias, como o Instituto de Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) que se fez presente para receber doadores de sangue. Colecionadores de aeromodelos que expuseram seus acervos.

Nos espaços destinados às organizações da Guarnição de Aeronáutica de Recife, os visitantes tiveram o oportunidade de avaliar a saúde em um módulo de atendimento da Hospital de Aeronáutica de Recife e conhecer técnicas de prevenção de saúde bucal com o militares da Odontoclínica de Aeronáutica do Recife, com seu famoso “Escovódromo”. O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) apresentou também um espetáculo de ordem unida autocomandada. A História da Aviação brasileira foi apresentada na exposição volante do Museu de Aeronáutica do II COMAR.

Durante o evento foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinadas a instituições como o Hospital do Câncer de Pernambuco, Hospital Geral da Mirueira, obras assistenciais da Capela Nossa Senhora do Loreto e Lar do Neném.


Fonte: II COMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário