21/03/2012

Marinha do Brasil envia meios para auxiliar as vítimas das enchentes do Acre e do Amazonas



A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), enviou meios para auxiliar os municípios dos Estados do Acre e Amazonas que se encontram em estado de emergência, devido às cheias dos Rios Acre (AC) e Juruá (AM).

Conforme o levantamento da Defesa Civil do Estado do Acre, mais de seis mil pessoas estão desabrigadas e 33 bairros de Rio Branco, capital do Estado, encontram-se submersos desde o dia 30 de janeiro. As fortes chuvas ocasionam erosões fluviais e inundações, deixando a população desabrigada e isolada, principalmente dos apoios médico-hospitalares e alimentícios.


No Amazonas, os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá encontram-se, também, em situação de emergência.

As ações de Defesa Civil dos Estados são apoiadas pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, que iniciou viagem para Rio Branco, no dia 23 de fevereiro; por lanchas das Agências de Boca do Acre e de Eirunepé, subordinadas à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e localizadas, respectivamente, na Foz do Rio Acre e no Rio Juruá; e pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, que, desde o dia 11 de janeiro, realiza a Operação “Acre XII” e se encontra na cidade de Cruzeiro do Sul (AC).

O NAsH é equipado com instalações hospitalares, uma enfermaria com dois leitos, uma UTI pediátrica com duas incubadoras, um centro cirúrgico, uma sala de raio-X, dois consultórios odontológicos, um aparelho de raio-X odontológico, uma sala com mamógrafo, um laboratório de análises clínicas, uma sala de vacinação, uma sala de trauma, uma sala para esterilização de materiais cirúrgicos e odontológicos, um paiol de medicamentos e uma farmácia.


Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário