09/03/2012

Helibras forma a primeira turma de mecânicos para o EC 725 no Brasil



O Centro de Treinamento da Helibras ministrou, no Brasil, o primeiro curso teórico e prático de mecânico para o helicóptero EC725.  Os oito alunos formados são militares das três Forças Armadas que, com esta qualificação, estão aptos a oferecer apoio técnico de mecânica em cada uma das unidades militares que vão operar estes helicópteros, os quais passarão a ser produzidos no Brasil a partir deste ano.


Foi o primeiro curso específico para o modelo EC725 realizado no país por equipe mista de instrutores - um brasileiro e um francês; ambos com mais de 20 anos de experiência na aviação de asas rotativas.

Esta é apenas uma etapa do processo de transferência de conhecimento e tecnologia da matriz Eurocopter para a filial brasileira, ou seja, a qualificação dos instrutores brasileiros, que foi iniciada na França em 2011 e será concluída até o final de 2012.

“Faz parte do contrato firmado com as Forças Armadas, mas, também é do interesse da Helibras estar qualificada para atender não só o programa EC725 como também ministrar treinamento para a versão civil, EC225, que já está em operação no mercado offshore e também será produzida na Helibras”, explica Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras, onde já foram  qualificados mais de 10.000 alunos ao longo de sua existência. 

As aulas da primeira turma no país aconteceram de 09 de janeiro a 10 de fevereiro. No decorrer de 2012 serão qualificados ainda 40 mecânicos distribuídos em 5 turmas já programadas. Além desses, serão treinados 18 aviônicos e quase 30 pilotos de um total de 90 mecânicos, 45 aviônicos e 90 pilotos das três Forças a serem formados ao longo de todo o contrato.

Até o final deste ano o Centro de Treinamento da Helibras estará capacitado para oferecer estes treinamentos tanto para aeronaves civis quanto militares, de forma autônoma com instrutores brasileiros e com os mesmos recursos multimídia utilizados nos cursos realizados na Europa.

Fonte: Helibras

Nenhum comentário:

Postar um comentário