07/03/2012

A-1 modernizado faz primeiro voo ainda esse mês



Em  março de 2012,  na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), acontece o voo inaugural do protótipo do A-1 modernizado, projeto que prevê a entrega de 43 aeronaves revitalizadas para a Força Aérea Brasileira até 2017.

Os Esquadrões de Caça já recebem as primeiras unidades no próximo ano.As  aeronaves  A-1  passam  por uma  revitalização  estrutural  e  recebem  novos equipamentos, entre eles o radar SCP-01, com modos ar-ar, ar-solo e ar-mar. Uma segunda aeronave de testes, biplace, deverá voar em julho.


Serão mantidas características elogiadas da aeronave, como o raio de ação, a capacidade de reabastecimento em voo e os dois canhões de 30mm.Além do radar, os caças também ganharam  um  sistema  integrado  de autodefesa com alerta de detecção de  radar  (RWR) e de  aproximação  de mísseis (MLAWS), contramedidas (AECM)  e  lançadores  de  iscas  para mísseis (chaff  e flare).

Os A-1 também vão poder voar com casulos equipados com sistemas de reconhecimento  e  designação  de  alvos,  além  do Skyshield, que tem a capacidade de bloquear e despistar radares de busca em solo, embarcados ou de guiagem de mísseis.Todas as informações serão apresentadas ao piloto em três telas multifuncionais coloridas. Juntas, elas somam 121  polegadas  quadradas para exibição, desde parâmetros de  funcionamento do motor  até o cenário tático da missão.

Os pilotos vão contar ainda com um novo visor na altura dos olhos (Head Up Display), um visor montado no capacete (Hel-met Mounted Display) e a facilidade de  todos  os  comandos  poderem ser acessados sem tirar as mãos do manche e da manete de potência, de acordo com o conceito HOTAS (Hands on Thrott le And Sti ck).

História  -  Recebidos a partir de 1990, os A-1 trouxeram  para  a FAB novidades  como  computadores  de mira. Fabricado pela Embraer em parceria com empresas italianas, o A-1 opera hoje nos Esquadrões Adelphi, Poker e Centauro, baseados no Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS). As aeronaves brasileiras já participaram de operações como a Ágata e inúmeros exercícios, entre eles as cinco edições da CRUZEX, a Tigre e a Red Flag, nos Estados Unidos. Já a Itália voou seus A-1 em missões reais sobre os Balcãs, o Afeganistão e a Líbia.

Fonte: Notaer

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