17/01/2012

Esquadra dá início a Operação “ASPIRANTEX 2012”

Aspirantes em formatura no convés principal do NDCC “Alte Sabóia”
-
Saída do Porto do Rio de Janeiro

 
No dia 13 de janeiro, o Grupo-Tarefa (GT) composto pelo Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Sabóia”; Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”; Fragatas “Greenhalgh”, “Niterói” e “Liberal”; Corvetas “Barroso” e “Frontin”; Submarinos “Tamoio” e “Timbira”; duas Aeronaves Super Lynx e uma aeronave Esquilo, desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro para realizar a Operação ”ASPIRANTEX 2012”. O GT é comandado pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Carlos Augusto de Moura Resende, embarcado na Fragata ”Greenhalgh”.




A comissão tem o propósito de familiarizar os Aspirantes da Escola Naval com as atividades de bordo e com os principais exercícios e operações navais realizados no mar. Além disso, a “ASPIRANTEX” contribuirá para que os Aspirantes, que iniciarão o terceiro ano letivo, façam a escolha dos Corpos e Habilitações que irão seguir em suas carreiras de Oficial da Marinha (Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais ou Corpo de Intendentes da Marinha). Durante a Operação, eles terão oportunidade de visitar os portos de Mar del Plata, na Argentina; Montevidéu, no Uruguai; Itajaí (SC); e Paranaguá (PR).

Embarque dos Aspirantes a bordo do NDCC “Almirante Sabóia”


A bordo do NDCC “Almirante Sabóia” encontram-se Aspirantes, Instrutores e Professores da Escola Naval, Oficiais do Estado-Maior da Esquadra e o Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici, Chefe do Estado-Maior da Esquadra, substituto eventual do CGT.


A partir do Porto de Mar Del Plata, o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, embarcará no NDCC “Alte Sabóia” para integrar a Operação. Aos Aspirantes estão sendo ministrados diversos exercícios e adestramentos internos e externos, que complementarão os ensinamentos que receberam em salas de aula na Escola Naval.


Os Aspirantes foram divididos em grupos embarcando nos diversos navios do GT. A comissão ocorrerá no período de 13 de janeiro a 01 de fevereiro e faz parte do Estágio de Verão do Ciclo Escolar dos Aspirantes da Escola Naval, futuros Oficiais da Marinha do Brasil.