A segurança, eficácia em combate e confiabilidade dos tiltrotores V-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA têm melhorado muito no ano passado, de acordo com um oficial de testes do Pentágono, mas dependem ainda de muita melhoria.
O novo software da aeronave avaliado em testes entre agosto e o começo de novembro, “realizou em grande parte conforme o esperado”, conforme descrito pelo oficial de testes. A melhoria dá aos pilotos do Osprey uma maior capacidade de rastrear, monitorar e comunicar-se a partir da cabine com as forças
terrestres dos EUA e evitar o mau tempo.
“As melhorias no software foram modestas mas oferecem novas opções de pilotagem e margens de potência” durante as operações de vôo, “aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto,” disse Michael Gilmore, diretor de teste operacional e avaliação do Pentágono, num relatório divulgado.
O relatório é uma boa notícia para os fabricantes do V-22 Osprey, o sexto maior programa de aquisição do Pentágono, avaliado em US$ 53 bilhões. A Marinha planeja gastar US$ 8 bilhões este ano para comprar 122 Osprey adicionais , fabricado pela Bell Helicopter baseada em Providence, Rhode Island, uma unidade da Textron Inc., e a Boeing, baseada em Chicago.
O V-22 é um avião de asa fixa com rotores que podem ser inclinados para que ele possa decolar e pousar como um helicóptero.
Os US$ 8 bilhões de investimentos propostos para o V-22, estão na fase de discussão inicial, e seriam para o fornecimento de aeronaves para os Fuzileiros Navais e Força Aérea até 2017, renovando para mais cinco anos um acordo atual de 174 aeronaves.
A assinatura de um contrato plurianual quase garantiria a impossibilidade de cancelar a compra pois os militares teriam que enfrentar os crescentes custos de cancelamento.
As compras adicionais completariam os planos do Corpo de Fuzileiros Navais e da Força Aérea para colocar em operação 410 tiltrotores V-22. Os Fuzileiros Navais disseram que poderão comprar 48 unidades separadamente após 2018.
Recomendação de desenvolvimento
“Dentre toda frota, o V-22 em geral reúne os requisitos de confiabilidade e facilidade de manutenção,” escreveu Gilmore. Ainda assim, o V-22 em seus testes mais recentes, estavam disponíveis apenas 53 por cento do tempo que era necessário, ao invés da especificação de 82 por cento, de acordo com Gilmore.
Os Fuzileiros Navais devem continuar “os desenvolvimentos e testes para melhorar a confiabilidade geral e disponibilidade”, escreveu ele.
O candidato republicano, Mitt Romney disse no dia 06 de janeiro numa entrevista à TV Bloomberg que o Osprey é um programa de defesa “que deve passar por uma inspeção muito cuidadosa.”
Cada Osprey custa cerca de US$ 65 milhões num custo de montagem “flyaway” básico. O valor mais exato no ano atual é do custo unitário de cerca de US$ 116,2 milhões cada um, incluindo gastos para pesquisa e desenvolvimento, de acordo com dados do escritório do programa.
Fonte: BusinessWeek