A Base Aérea de Canoas (BACO) realizou (2/12) solenidade militar para comemorar o 55º Aniversário de criação do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC). O Esquadrão Aranha, como é chamado, tem a missão de instalar, operar e manter os equipamentos aerotransportáveis de controle e alarme aerotático, apoiando as unidades aéreas e antiaéreas na missão de vigilância do espaço aéreo.
Durante a cerimônia, foram homenageados o graduado e o praça destaques do período, Sargento Bueno e Soldado R. Santos, o Destaque Operacional do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Sargento Celdo, bem como os “Aranhas Honorários” e os ex-comandantes presentes. Em discurso, o Comandante do 2º/1º GCC, Major Aviador Sidnei Nascimento de Souza, salientou as marcas operacionais alcançadas pelo esquadrão, a reestruturação de suas instalações, com seu batismo de fogo durante a Operação Ágata 2, e agradeceu a presença de ex-comandantes e ex-integrantes, representantes mais que perfeitos de várias épocas da história do 2º/1º GCC.
Estiveram presentes à cerimônia militar as seguintes autoridades: o Diretor do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), Coronel Médico João Carlos Rodrigues de Azeredo, o Chefe de Gabinete do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Coronel Intendente Duarte Tomoyoshi Horimoto, o Comandante do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO), Coronel de Infantaria Cláudio Castro Cerqueira e o Comandante do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Tenente Coronel Aviador Carlos Henrique Afonso Silva, entre outras autoridades militares.
Fonte: BACO