21/08/2011

TVs mostram líbios comemorando na praça central de Trípoli

Os rebeldes líbios dominaram a Praça Verde, lugar onde tradicionalmente ocorriam as manifestações de partidários do regime de Muammar Kadhafi no centro de Trípoli, segundo mostraram imagens da TV britânica Sky News e da TV árabe Al-Jazeera neste domingo (21).

Nas imagens, uma multidão de homens agita bandeiras com as cores dos rebeldes, gritando em júbilo "Alá Akbar" ("Deus é grande") enquanto disparam tiros ao ar.

'Não se vinguem'

Mahmud Jibril, um dos principais membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), pediu aos combatentes rebeldes que evitem qualquer vingança em Trípoli e fiquem alertas para "bolsões" de resistência pró-Kadhafi na capital.

"Hoje que nós comemoramos a vitória, apelo para a sua consciência e para a sua responsabilidade: não se vinguem, não saqueiem, não culpem os estrangeiros e respeitem os prisioneiros", declarou Jibril, em um discurso oficial à televisão rebelde Libya al-Ahrar.

"Fiquem alerta. Bolsões de resistência (das forças pró-Kadhafi) ainda são localizados dentro e no entorno de Trípoli (...)", acrescentou.

Fathi Benjalifa, outro membro do Conselho Nacional de Transição, teria falado à agência Efe que os rebeldes já têm controle sobre toda a cidade de Trípoli, menos da região de Bab al-Aziziya, onde fica o quartel do líder líbio, Muammar Kadafi.

Filhos de Kadhafi capturados

O coordenador do Conselho Nacional de Transição, Adel Dabbechi, que apoia a invasão rebelde à Trípoli, afirmou neste domingo (21) que o filho mais velho do ditador Muammar Kadhafi, Mohammed Kadhafi, se rendeu às forças rebeldes.

Com a rendição, dois filhos do atual governante da Líbia estão sob poder das forças opositoras ao regime. Mais cedo, foi confirmada pelo Conselho a captura do filho mais novo de Kadhafi, Saif Al-Islam. “Nós demos instruções para tratá-lo bem, na intenção de que ele possa ser julgado depois”, afirmou o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustapha Abd El Jalil.

"Ele está em um local seguro com guarda reforçada, aguardando para ser levado à justiça", disse o representante em entrevista concedida em Benghazi, cidade tomada pelas forças opositoras no leste da Líbia.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário