24/08/2011

Turquia pretende desenvolver novo caça com a KAI ou com a Saab


 Além do atual plano para desenvolver um programa de avião de combate com os EUA ou com nações na Europa, a Turquia está procurando ampliar sua frota com uma segunda opção. A KAI da Coréia do Sul e a Saab da Suécia são os dois possíveis parceiros, de acordo com um oficial turco do setor de aquisições. Supõe-se que a Turquia participe na possível concepção do projeto.

A Turquia recentemente teve conversas separadas com autoridades aeronáuticas da Coréia do Sul e da Suécia para a possível cooperação na concepção, desenvolvimento e produção de uma nova aeronave de combate na próxima década, disse no final de semana um oficial sênior da área de compras da Turquia.

“As empresas que conversamos são a Korea Aerospace Industries [KAI] da Coreia do Sul e a Saab da Suécia,” disse o oficial.

KAI é a fabricante de aeronaves militares e civis e de vários satélites e está planejando produzir o avião de caça KF-X. A Saab é a projetista e fabricante do caça JAS39 Gripen.
Turquia, cuja frota atual de combate é composta de aeronaves fabricadas nos EUA, também tem planos para adquirir o F-35 Lightning II Joint Strike Fighter, um programa de última geração e multinacional liderado pelos Estados Unidos.

Mas as autoridades privadas turcas disseram que querem um outro futuro caça a jato a ser desenvolvido com um país ou em outros países além dos Estados Unidos, em um esforço para reduzir a dependência do país em Washington.

A maioria da frota atual da Turquia de caças F-16, estão sendo modernizado pela empresa Lockheed Martin dos EUA, e os futuros planejados F-35s estão disponíveis através da influência dos EUA. Apenas seus aviões mais antigos F-4, modernizados por Israel, e seus mais antigos F-16s, sendo modernizados pela própria Turquia, tecnologicamente estão livres dessa influência norte americana, disseram os funcionários. Mas essas aeronaves mais antigas devem ser retiradas de operação por volta de 2020.

“A Turquia quer que parte da sua frota de aviões de combate permaneça fora da influência tecnológica dos Estados Unidos. Ele acredita que este esquema seria mais adequado para seus interesses nacionais “, disse um analista de defesa turca.

Assim como parte dos esforços para selecionar um novo caça para a Força Aérea turca, a Turkish Aerospace Industries, ou TAI, foi encarregada de determinar as especificações do novo caça. Ela tem até o final do próximo ano para concluir o processo.

A Turquia, no passado, montou e fabricou em conjunto algumas aeronaves militares, mas esta é a primeira vez que a indústria da defesa do país em desenvolvimento estará plenamente envolvida na concepção de um sistema de armas complexas, como um caça a jato.

 O país no ano passado realizou uma rodada inicial de conversas com a KAI da Coréia do Sul sobre o assunto. Mas os sul-coreanos, então, ofereceram apenas uma parte de 20 por cento do projeto para a Turquia, com outros 20 por cento indo para a Indonésia, optando por 60 por cento do programa para si mesmo. A Turquia quer uma participação igualitária no desenvolvimento de um novo avião e  rapidamente rejeitou a oferta.

“Agora os sul-coreanos estão muito mais perto da idéia de propriedade compartilhada, e isso é positivo”, disse o oficial de aquisição turco. ”Mas ainda há muito mais coisa a ser discutida com eles.”

Nesse meio tempo, a Turquia continua a estar interessado em programas de uma concorrente, e as recentes conversações com funcionários Saab refletem esta situação, disse o funcionário de aquisição. ”A Suécia também é um parceiro em potencial para nós”.

Além da KAI e da Saab, um consórcio de empresas europeias também continua os esforços para incluir a Turquia no seu programa para o projeto Eurofighter Typhoon. Este consórcio é o Eurofighter, cujos membros incluem italianos, alemães, britânicos e espanhois.

O vice-ministro de Defesa da Itália, disse em maio, que os caças europeus Eurofighter Typhoon eram a única alternativa viável para os aviões dos EUA, nesta categoria, pedindo que a Turquia participasse do ambicioso programa de defesa europeia.

“O Eurofighter é a única alternativa aos aviões dos EUA, e fornece um grande alívio para os países do mundo”, disse Guido Crosetto em Istambul, durante a International Defense Industry Fair 2011.

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