20/07/2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES - Público pode conhecer exposições do Museu Aeroespacial

Próximo da Vila Azul e de muitos locais de competição dos Jogos Mundiais Militares, o Museu Aeroespacial é uma oportunidade para o público dar uma pausa no esporte e conhecer muito sobre história. Localizado no Campo dos Afonsos, o Musal possui no seu acervo aeronaves históricas brasileiras e estrangeiras, como o 14 Bis, o caça brasileiro A-1 e o P-47, utilizado na Segunda Guerra Mundial.

O Museu conta ainda com a "Sala de Armas", uma coleção de motores, o espaço da Embraer, a "Sala dos Simuladores" e exposições temáticas especiais. Uma delas, "A Força Mulher", mostra o papel da mulher na Força Aérea Brasileira, e conta por meio de fotos, vídeos e uniformes a história da presença feminina da FAB desde as suas pioneiras, em 1982.

Já "A FAB na Guerra" reúne peças originais da Segunda Guerra Mundial, imagens de vídeo, cenografia e elementos interativos que explicam a participação do Brasil naquele conflito. Entre as relíquias em exposição estão uniformes e capacetes da época, além de mapas e imagens do conflito. Há ainda destaque para o papel da FAB nas Forças de Paz da ONU.

Os visitantes também podem visitar uma sala dedicada ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça, que combateu na Itália em 1944 e 1945. Outro destaque é a exposição sobre busca e salvamento, que mostra como a Força Aérea Brasileira atua para encontrar e resgatar vítimas de acidentes aéreos. O Musal conta ainda com uma sala dedicada a Bartolomeu de Gusmão, padre brasileiro que inventou o balão de ar quente no início do século XVIII.

O Musal funciona ao lado da Universidade da Força Aérea (UNIFA), na Avenida Marechal Fontenelle, 2000. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 09:00 às 15:00 h e das 09:30 às 16:00 h aos sábados e domingos. O museu fecha nas segundas-feira.

Mais informações sobre o Musal estão disponíveis no site:  http://www.musal.aer.mil.br/ 















Fonte/Imagens: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário