Oito anos de trabalho permitiram ao
Grupo Vapor Industria entrar na fase de construção do que será o
primeiro submarino de pesquisas e resgate no Chile e na América do Sul. O
ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, assistiu recentemente, em
Santiago do Chile, a uma exposição sobre as características do projeto
Submarino Crocodile Class 250.
O submarino tem deslocamento de 250
toneladas, 33 metros de comprimento, casco com 3,5 metros de diâmetro,
tripulação de 14 pessoas, porém é capaz de operar com apenas quatro
tripulantes, capacidade de imersão de até 300 metros de profundidade,
baixos custos de operação, custo aproximado de construção de mais de US$
10 milhões, o que pode variar segundo o nível do equipamento.
Pode ser equipado com sonares de alta
resolução, ecossondas, câmara hiperbárica que permite o trabalho de
mergulhadores especializados a grande profundidade por períodos de até
três horas, entre outros. A construção do protótipo deve demorar entre
12 e 18 meses.
Em relação ao projeto, Allamand
comentou: “Frente a acidentes que possam ter outros submarinos ou frente
a situações de emergência relativas, por exemplo, a um desastre
ambiental, não existem nesta parte do mundo submarinos com as altas
capacidades de resgate deste projeto (…). Este submarino poderá prestar
grandes serviços ao país em tudo que se refere à pesquisa científica,
estudo das marés, estudos de barimetria, portanto estamos à frente de um
projeto que abre a possibilidade concreta de podermos avançar na
construção de um submarino de resgate que poderá, se assim for decidido,
desempenhar algumas tarefas no âmbito da Defesa”.
Fonte: infodefensa.com via Plano Brasil