O Projeto F-5 BR, depois rebatizado de F-5M (Modernizado), visou modernizar os caças leves Northrop F-5 "Tiger" da FAB para as necessidades do Século XXI.
A indústria aeronáutica brasileira Embraer e a israelense Elbit foram as empresas responsáveis pelo serviço. O M também poderia ser atribuído a um fator determinante : o F-5M é um caça Multimissão de 4ª Geração.
O F-5M leva sistemas de nova geração, como radar e pod de EW. Possui ainda ECM com lançadores de chaff e flares para auto-defesa, em total comunalidade com os programas ALX e AMX-T.
Todo F-5 que passa pelo processo de Modernização para a versão F-5M recebe uma revisão estrutural completa. Todo os cabos e fios da aeronave são trocados. É acrescentada uma APU interna, que oferece maior autonomia de operação, viabilizando operação em pistas pouco preparadas. Um dos canhões foi retirado para instalação dos aviônicos.
A nova cabine (cockpit) do F-5M é muito semelhante ao do ALX com todos os sistemas gerenciados por 2 computadores de alto desempenho. É totalmente provida de mostradores (displays), proporcionando baixo esforço para o piloto e possibilitando um emprego eficaz em todas as condições de tempo, dia e noite, encontradas nos mais variados teatros de operação.
Um Equipamento de Função BIT permite localização de falhas e sistema de diagnóstico que leva a reparações rápidas, garantindo elevada confiabilidade de vôo.
O F-5M conta com um avançado radar multi-modo de baixo custo e alta capacidade para medição de distância Ar-Ar, Ar-Terra e Ar-Mar, busca, rastreamento, rastreamento com varredura e combate aéreo.
Trata-se do radar Pulso Doppler Grifo F/BR (ou Grifo-X P2803), da empresa italiana FIAR SpA Galileo / Finmeccanica), que vem a ser um radar Grifo F modificado para a FAB com antena maior e módulos adicionais para mísseis BVR. Graças a esses equipamentos de última geração e muitos outros o F-5M hoje permanece voando como o principal vetor da primeira linha de defesa de nosso espaço aéreo.