20/11/2018

Visita do destróier USS Ramage ao Brasil marca 75 anos da Quarta Frota dos EUA


Visitação ao USS Ramage no Porto de Suape, em Ipojuca, e ação social em Brasília Teimosa integram comemoração
PE – RECIFE – 18/11/2018 – Visita ao navio americano no Porto de Suape, Regiao Metropolitana do Recife, neste domingo (18). Fotos: Camila Pifano/Esp. DP.

A comemoração dos 75 anos da criação da Quarta Frota dos Estados Unidos é motivo de eventos realizados no Porto de Suape, em Ipojuca, e no Recife, onde ela foi estabelecida em 1943. A passagem da data motivou a visita do destróier USS Ramage, que aportou em Suape, em Ipojuca , onde recebeu neste domingo a visita de alguns grupos, incluindo um da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em Olinda. “Os Estados Unidos estão muito entusiasmados para trabalhar com a nova administração (do Brasil), não só no campo comercial, mas na área cultural e militar, em todos os assuntos”, disse o cônsul geral John Barret em entrevista durante a recepção a visitantes do destróier.


Construído em 1992, o USS Ramage é um definido como navio da classe “Arleigh Burke” de míssil teleguiado da Marinha Americana que passou por uma atualização de detalhes não informados, resumidos na expressão de recebimento “das mais modernas tecnologias”. Durante as visitas, especialmente a do grupo da EAMPE, algumas perguntas não foram respondidas por questões de segurança. Mas aprendizes exercitaram a curiosidade e tiveram muitas respostas, como sobre a rotina na embarcação de 8.300 toneladas, que inclui duas academias, e o envolvimento de toda a tripulação nas ações de manutenção, segundo as especialidades de cada integrante.

John Barret destacou a importância da passagem do aniversário da Quarta Frota, em 1943, lembrando que ela foi criada depois do ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuado pela Marinha Imperial Japonesa, na manhã de 7 de dezembro de 1941. “O Brasil, que era neutro, foi incentivado a colaborar”, disse, se referindo ao “afundamento de embarcações na costa brasileira por alemães queriam interromper as rotas comerciais”.

Com quartel general na Avenida Guararapes, 131, Região Centro do Recife, onde foi afixada uma placa, a Quarta Frota foi criada para proteger as rotas comerciais e aliados de ataques de submarinos conhecidos como “U-boats” no Atlântico Sul. O destróier USS Ramage lembra isso em parte de suas funções prioritárias, com os sistemas de combate antissubmarino, com poder de lançar até seis torpedos simultaneamente e uma quantidade não informada de mísseis. Rebatizada de Força Tarefa 27 em 1945, voltou a ser Quarta Frota em maio de 2008.

Em meio às comemorações dos 75 anos da criação da Quarta Frota dos Estados Unidos, tripulantes do USS Ramage também participam de ações sociais, como a limpeza de praia e apoio a um projeto de campo de futebol de areia em Brasília Teimosa, Região Sul do Recife, numa parceria com a ONG Lovefutbol e o Projeto Driblando o Crack. Questionado quanto às mudanças no cenário político nacional no Brasil, o cônsul geral John Barret preferiu destacar que os Estados Unidos “estão sempre dispostos a aprofundar o relacionamento com o Brasil”.

PE – RECIFE – 18/11/2018 – Consul Geral, Jhon Barret, durante visita ao navio americano no Porto de Suape, Regiao Metropolitana do Recife, neste domingo (18). Fotos: Camila Pifano/Esp. DP.


Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário