19/02/2018

Marinha iniciará montagem final do Submarino S-40 ''Riachuelo''



A Marinha do Brasil informou através de sua página no Facebook que dará início a montagem final do submarino ''Riachuelo''.

''Essa é a novidade que a Marinha do Brasil tem para você!
Amanhã, 20 de fevereiro, a Marinha do Brasil realizará o início da integração das partes do Submarino Classe "Riachuelo", em Itaguaí/RJ.
Será a montagem final, de grande sofisticação tecnológica. A última fase antes do lançamento do submarino ao mar.
Mais informações em breve em nossas mídias sociais! Nos acompanhe!'' 

O PROSUB prevê, além da construção concomitante dos quatro submarinos convencionais, o projeto e a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear e a infraestrutura necessária à construção, operação e manutenção do ambos os modelos.


Nos dias 13 e 14 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) e a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) transferiram para o Estaleiro de Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, três seções unidas do S40 “Riachuelo”, o primeiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O programa prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.


O trajeto, de cerca de cinco quilômetros, foi percorrido em 11 horas, começando na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), que também fica em Itaguaí, Rio de Janeiro (RJ). A operação logística exigiu um planejamento de meses e incluiu a retirada de trechos da rede elétrica. No dia 14, ocorreu a etapa mais complexa da operação, com interrupções pontuais do tráfego na BR-493, para dar passagem ao veículo especial (prancha móvel) de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura.


As duas seções restantes do “Riachuelo”, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, serão, em breve, transferidas, separadamente, para o Estaleiro de Construção, onde o submarino entrará em montagem final, com o objetivo de ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário