14/03/2016

Putin ordena retirada das tropas russas da Síria

O presidente Vladimir Putin reuniu com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e da Defesa, Sergei Shoygu, esta segunda-feira  |  EPA/Mikhail Klimentyev

O presidente quer que o papel da Rússia no processo de paz seja mais presente


O presidente russo Vladimir Putin ordenou esta segunda-feira que as forças militares da Rússia começassem a retirar da Síria, afirmando que a intervenção militar russa tinha cumprido a maior parte dos seus objetivos.

Putin, numa reunião no Kremlin com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, disse que a retirada deveria começar esta terça-feira. Também ordenou que a Rússia intensificasse o seu papel no processo de paz para pôr fim ao conflito na Síria. No entanto, o líder russo afirmou que Moscou vai manter uma presença militar: não deu data limite para o final da retirada, e disse que forças russas permaneceriam na Síria, no porto de Tartus e na base aérea de Hmeymim.

O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov disse que Putin tinha telefonado ao presidente sírio Bashar al-Assad para o informar da decisão russa.

A intervenção das forças aéreas russas na Síria teve início a 30 de setembro de 2015 e foi feita a pedido de Bashar al-Assad no âmbito da luta contra o terrorismo naquele país.

"O trabalho eficiente do nosso exército criou as condições para o começo do processo de paz", afirmou Vladimir Putin. "Acredito que a tarefa que se colocou ao ministério da Defesa e às forças armadas russas foi, no geral, cumprida. Com a participação do exército russo, as forças armadas sírias conseguiram uma reviravolta fundamental na luta contra o terrorismo internacional, e tomaram a iniciativa em quase todos os assuntos".

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário