01/03/2016

Integração entre esquadrões aumenta a capacidade operacional



Explorando a condição de estarem sediados na mesma base aérea, em Campo Grande (MS), o Esquadrão Onça (1º/15º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) realizaram nos dias 22 e 23 de fevereiro uma missão em prol do adestramento dos militares do PARA-SAR em salto enganchado. A atividade serve como preparação para a realização do Estágio de Salto de Emergência anualmente ministrado aos Cadetes da Academia da Força Aérea e para a unidade aérea manter a capacidade de executar o lançamento de paraquedistas por esse processo.

No total, 38 militares saltaram de paraquedas a partir da aeronave C-105 Amazonas. As duas unidades da Força Aérea Brasileira realizam constantes exercícios para promover a troca de experiência entre os participantes e a manutenção operacional conjunta. “Aproveitar da situação de que existem esquadrões de diferentes especializações em uma mesma base aérea é uma oportunidade de treinamento e de economia de meios”, afirmou o Capitão Aviador Daniel Souza. O militar é piloto do Esquadrão Onça e participou de uma das missões que foram realizadas.


Já para o Comandante do PARA-SAR Major de Infantaria Schiavo, e um dos paraquedistas lançados, “a interação com um esquadrão de Transporte da FAB presente na mesma Base possibilita que os militares do PARA-SAR mantenham-se adestrados com as particularidades da atividade aérea, auxiliar na troca de experiências profissionais e promover que a interoperabilidade atinja seus maiores níveis possíveis”, explicou.

Esquadrão Onça - O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) é uma unidade da Aviação de Transporte que realiza ações de assalto aeroterrestre, evacuação aeromédica, infiltração e exfiltração aéreas, em tempo de paz ou de crise, explorando a técnica de lançamento aéreo de carga e de paraquedistas, tanto durante o dia, quanto à noite, inclusive, com uso de NVG. A unidade é subordinada a da Quinta Força Aérea (V FAE) - responsável pelos esquadrões de transporte da FAB.
 
PARA-SAR – O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento é uma unidade especializada em ações de Operações Especiais, dentre elas o contraterrorismo, além de salvamento em combate de tripulações. A unidade atua em atividades de Busca e Salvamento (SAR) em tempo de paz.

Fonte: 1°/15° GAV



Nenhum comentário:

Postar um comentário