25/11/2015

Co-piloto de avião russo abatido diz que não recebeu nenhum alerta

Co-piloto do Su-24 russo abatido – Sputnik – Dmitriy Vinogradov
Os comentários do co-piloto contestam a versão turca de como o abate ocorreu. As autoridades turcas disseram que o avião russo foi advertido várias vezes quando estava se aproximando do espaço aéreo turco para alterar o seu curso, dizendo que ele recebeu 10 advertências em cinco minutos. O Ministério da Defesa da Rússia contestou, dizendo que nenhum aviso foi dado e que o avião nunca cruzou o espaço aéreo turco.

Murakhtin disse que nenhuma tentativa foi feita para alertar a tripulação russa.

“Você tem que entender o que a velocidade de cruzeiro de um bombardeiro é comparável a de um F-16. Se eles queriam nos avisar, poderiam ter-se mostrado voando em um curso paralelo. Mas não houve nada”, disse ele. “O míssil atingiu a cauda de forma completamente inesperada. Nós nem sequer vimos a tempo de fazer manobras evasivas”.

Piloto de Su-24 russo – Sputnik – Dmitriy Vinogradov
Um porta-voz militar dos EUA anteriormente disse à ABC News que as gravações de canais de áudio utilizados entre os dois aviões prova que 10 avisos foram dados. A Otan também disse que apóia a versão turca dos eventos.

Murakhtin, que era navegador do avião, também insistiu que o avião em nenhum momento cruzou a fronteira da Turquia.

“É claro que, depois de ter realizado inúmeros voos nós conhecíamos a região como a palma de nossas mãos.” Ele disse que seguia uma rota pré-determinada de costume quando foram atingidos.

“Eu sou um navegador, sei cada altitude lá. Eu posso guiar a aeronave lá com os olhos vendados “, disse o co-piloto.

FONTE: abcnews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário