26/01/2014

China realiza teste de míssil nuclear de longo alcance


 O exército chinês publicou nesta semana imagens de um míssil balístico intercontinental com capacidade suficiente para alcançar o território americano, num momento em que suas relações se mantêm tensas por disputas territoriais com seu vizinho japonês, aliado de Washington. 

Estas imagens, nas quais é possível ver militares chineses realizando um lançamento de testes de seu míssil balístico Dongfeng-31, foram publicadas na terça-feira no site do Jornal do Exército Popular de Libertação (APL). Estes mísseis, dotados com ogivas nucleares, têm um alcance de 8.000 km, segundo especialistas. 

Em outras imagens divulgadas pelo site de informação Sohu.com é possível ver soldados com máscaras e roupas de proteção, o que sugere que foi simulado o lançamento de um míssil com capacidade nuclear durante a operação. 

O Japão mantém uma forte disputa com a China em torno da soberania do arquipélago desabitado no Mar do Leste da China, controlado por Tóquio sob o nome de Senkaku, e exigido pela China, que o chama de Diaoyu. 

O conflito se complicou no fim de 2013, com a decisão unilateral de Pequim de estabelecer uma zona de vigilância aérea sobre uma área do Mar do Leste da China, que inclui o arquipélago em litígio.


Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário