19/12/2013

Um pacote para criar um supersônico com a grife BR



ANÁLISE: ROBERTO GODOY

A escolha do sueco Gripen NG permitirá o desenvolvimento de um caça nacional de alto desempenho - um supersônico com a grife BR, criado para atender demandas específicas da aviação militar brasileira. De acordo com o ministro da Defesa, Celso Amorim, essa aeronave poderá ser exportada. É o principal benefício da proposta da Saab, que também levou vantagem na hora de fechar a conta: ganhou o contrato por US$ 4,5 bilhões, á menor fatura das três finalistas, cobrindo o fornecimento de 36 aeronaves, peças, componentes e, claro, a tecnologia de quarta geração pretendida pela Aeronáutica em larga escala. Não é pouco. Com o conhecimento incorporado a partir do programa conjunto, a principal agência aeroespacial do País, a Embraer, designada parceira da Saab, poderá no futuro oferecer um novo produto no mercado militar.
A saga da escolha FX é reveladora. Dos seis concorrentes na primeira seleção, ainda na administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, permanecem em produção apenas três. Na prática, significa que seria necessário, agora, promover um amplo esquema de revitalização dos modelos eventualmente comprados na ocasião.
A meta da Força Aérea é promover a padronização da frota de combate - um modelo básico de aeronave capaz de receber a roupagem adequada a diversas missões. O caça FX deverá ser capaz de substituir gradativamente todos os F-5M e os A-1M, variações modernizadas pela Embraer Defesa e Segurança (EDS) dos antigos F-5E, caças táticos, e AMX, bombardeiros leves de precisão. Os primeiros foram construídos, em média, há três anos, nos Estados Unidos. O segundo tipo, resultado de um empreendimento binacional do Brasil e da Italia, abriu caminho para a linha de jatos comerciais fabricados em São José dos Campos.
Com essa pretensão, a encomenda dos novos caças vai chegar a 124 unidades em lotes sucessivos - o que se negociou agora é apenas o primeiro pacote. Todavia, há algumas dúvidas pendentes, lembrava ontem um oficial da FAB, citando sistemas de armas e grande parte dos eletrônicos de bordo do Gripen que, segundo o piloto, seriam dependentes de fornecedores estrangeiros. A empresa sueca garante ter total independência e suficiência.
O anúncio da escolha não afasta a crise imediata da defesa aérea. Amanhã, a Aeronáutica aposenta formalmente os 12 caças Mirage 2000 que fazem o controle armado sobre Brasília. O último voo dos modelos será à meia-noite do dia 31.

Via: NOTIMP

6 comentários:

  1. 0 brasil ja esta acostumado a comprar sucata so pensa pequeno

    ResponderExcluir
  2. os caças russos seria ideal para o brasil com toda dimensão qui tem


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigao voce compraria um carro russo?

      Excluir
    2. Olha Valdomiro li um comentário um dia e achei interessante... De avião a FAB entende, eles sabem o que estão fazendo! Pode ter certeza.

      Excluir
  3. -Único jornalista com cabedal para análises técnicas e consequentes desdobramentos táticos e estratégicos Roberto Godoy esbanja sabedoria.A cara perfumaria francesa se tornaria fetiche com pouca adaptabilidade ás necessidades mutantes do cenário do nosso país continente. A Dassault não é referência na Europa, onde não prevalesce e sendo que Ingleses talhados em contendas milenares no planeta tem mas arranjos aviacionistas com norte-americanos, alemães e...pasmem :japoneses(seus supercomputadores cospem as melhores soluções de softwares para aviônica e cruize aeroespacial. A grife UK é aquilo que é melhor para os britânicos ,sob domínio britânico. A Boeing ,data venia,tem se comportado como cafetina velha :tudo promete para vender sua raparigas.O que recebem os clientes é o que menos importa nesses seus negócios. Quem não é anglo saxão, recebe vetor rastreável feito carta velha de cassino(vide Turquia).O melhor para nós pode ser o nórdico Gripen. Eu digo pode em respeito ao jornalista Roberto Godoy, Muita coisa estará em jogo, muita coisa a ser definida com fornecedores ,mas talvez um caminho para uma grife BR.

    ResponderExcluir