12/08/2013

Ministro da Defesa vai a Itaguaí para reconhecer as primeiras seções do submarino convencional brasileiro


“É a materialização do início de um projeto de grande importância, que vai culminar no submarino com propulsão nuclear, mas que passa também pela nossa capacidade de construir e projetar submarinos convencionais, futuramente”. Estas foram as palavras proferidas pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, na manhã do dia 9 de agosto, na visita em que conheceu as seções 3 e 4, do primeiro submarino convencional, realizada na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no município de Itaguaí (RJ).

O dia foi iniciado com uma apresentação do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), realizada pelo Coordenador-Geral do Projeto, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld. Na palestra, ele abordou os próximos passos da construção dos submarinos convencionais e o com propulsão nuclear.

Após a exposição, o Ministro, acompanhado pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, seguiu para a UFEM, local onde se encontram as seções vindas da França. 


A construção

A construção das seções 3 e 4 do submarino convencional, realizada em parceria com a França, levou três anos para ser concluída. Estagiários das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN) e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), além de engenheiros, técnicos e operários da Marinha do Brasil, participaram desse projeto. Foram ministrados 140 cursos envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento.

Segundo o Comandante da Marinha, o próximo passo da construção será o de completar a estrutura interna do submarino convencional. “Colocaremos tubulações, fiações, conveses e anteparas. Em seguida, virão as seções 1 e 2 que estão sendo construídas na Nuclep. A partir de agora será tudo feito no Brasil”.



Fonte: Marinha do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário