O macacão de voo anti-sobrecarga ou de altitude é escolhido antes do voo dependendo da altitude: até aos 12 mil metros ou até aos 23 mil metros. Os macacões são fabricados de tecido resistente ao fogo com câmaras e tubos incorporados. Através deles é injetado o ar que vai preencher o macacão. O tecido envolve o corpo do piloto e previne o fluxo do sangue a partir da cabeça, o que é de uma importância crítica, sublinha o piloto de testes emérito da Rússia Magomed Tolboev:
“Eu trabalhei durante muito tempo com sobrecargas que chegavam às 12 unidades. O único problema é parar o fluxo sanguíneo da cabeça para baixo. Com a pressão demasiado alta, a cabeça fica desconfortável.”
O equipamento é ligado ao aparelho automático de pressão que, nas sobrecargas, não só enche o espaço de ar, mas também abastece de oxigênio a máscara respiratória, refere o chefe do setor de medicina aeroespacial da Zvezda Serguei Filipenkov:
“Em primeiro lugar, ele tem uma estrutura que usa uma maior área de compensação de sobrecargas com uma contrapressão sobre o corpo. Em segundo lugar, esse macacão tem um tensor especial que melhora a transmissão dessa contrapressão. Por fim, é utilizada a respiração com pressão elevada, em excesso por comparação com a atmosfera circundante.”
Os mais recentes caças de combate russos, especialmente as gerações 4++ (Su-35, MiG-35), já para não falar na quinta geração, possuem um elevado nível de manobrabilidade. Isso é um fator importante que permite obter a supremacia em combate. Os pilotos de testes experientes consideram que, no avião T-50, sem uma compensação da pressão, a supermanobrabilidade pode provocar graves lesões ao piloto durante as viragens e rolos. O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras com sobrecargas de 9G durante até 30 segundos. Mas o nível de sobrecargas deverá, provavelmente, continuar a aumentar e isso deve ser tido em consideração, refere Serguei Filipenkov:
“Visto que a supermanobrabilidade prevê manobras durante períodos de tempo curtos, de vários segundos a várias dezenas de segundos, não haverá necessidade de aumentar o tempo. Será necessário aumentar o valor da sobrecarga que possa ser compensada com o equipamento anti-sobrecarga.”
O sistema de compensação de pressão deve funcionar automaticamente. Essa tarefa é da responsabilidade do computador de bordo. O sistema de admissão de ar e o aparelho automático de pressão já foram instalados em três caças-protótipo de quinta geração, enquanto os novos macacões serão em breve entregues aos pilotos de testes.