05/12/2012

Irã diz ter capturado avião-robô dos EUA

Samy Adhigirni

Irã exibiu ontem na TV estatal imagens de um avião não tripulado americano que teria sido capturado após violar o espaço aéreo iraniano no golfo Pérsico. Os EUA negaram ter perdido qualquer drone na região.
 
Se confirmado, o incidente representaria mais uma ameaça à dinâmica apaziguadora adotada nos últimos meses por Teerã e Washington, rompidos há três décadas.

Segundo a Guarda Revolucionária, força de elite da república islâmica, militares iranianos conseguiram penetrar no sistema de comando teleguiado de um aparelho do tipo ScanEagle, quando o avião acabara de entrar no espaço aéreo do país.


O avião teria então passado sob controle remoto iraniano até aterrissar numa base da república islâmica.

O Irã diz que o incidente ocorreu "há alguns dias" no litoral sul do país, região estratégica por onde transita um quinto do petróleo produzido no mundo.

Boeing


O ScanEagle, fabricado pela Boeing, é um aparelho voltado para missões de patrulhamento e espionagem que pode ser lançado e guiado a partir de navios.


A TV estatal iraniana mostrou imagens de um avião intacto que parecia ser um ScanEagle sendo inspecionado pelo almirante Ali Fadavi, comandante do braço naval da Guarda Revolucionária.


Um porta-voz da Forças Americanas no Oriente Médio disse que "não há registro recente de perda de ScanEagle".

Especula-se que o drone pode ter sido lançado por agências de espionagem dos EUA independentes das Forças Armadas ou por países do golfo também equipados com o mesmo modelo.


O Irã é alvo de constante monitoramento e tentativas de espionagem devido ao seu programa nuclear, que o Ocidente suspeita estar voltado para a fabricação da bomba atômica -Teerã nega que tenha esse objetivo.

Incidentes Anteriores

Em dezembro de 2011, o Irã capturou em circunstâncias não esclarecidas um drone que havia decolado de uma base americana no vizinho Afeganistão. À época os EUA admitiram perda de seu aparelho de espionagem.


No mês passado, outro avião não tripulado americano que havia supostamente violado o espaço aéreo do Irã no golfo Pérsico foi alvo de disparos de caças iranianos, que não chegaram a atingir a aeronave.

Conversas

O terceiro incidente envolvendo suposta violação de espaço aéreo iraniano em menos de um ano surge em meio a sinais de que os Estados Unidos e o Irã estejam dispostos a iniciar conversas diretas sobre o programa nuclear de Teerã.

Fonte: Folha de S.Paulo via NOTIMP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário