05/12/2012

Governo convoca 449 mil homens para exercício de apresentação militar


Quem serviu às Força Armadas nos últimos 5 anos deve atualizar cadastro. Exercício avalia sistema para chamar reservistas em caso de guerra.

Tahiane Stochero - Do G1, em São Paulo

O governo federal convocou 449.152 homens que serviram às Forças Armadas nos últimos cinco anos para um exercício de apresentação da reserva que busca verificar o poder de mobilização das tropas caso seja necessário, como em situações de guerra, conflitos e calamidades públicas.

 Soldados, sargentos e oficiais temporários da Marinha, Aeronáutica e Exército, que deram baixa entre 2008 e 2012, deverão atualizar os dados cadastrais, como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação, entre outros.

Segundo o Ministério da Defesa, foram chamados para o exercício 388.222 ex-militares do Exército, 18.527 da Marinha e outros 42.403 da Aeronáutica.

O objetivo é verificar a eficiência do sistema de mobilização da defesa do país para caso seja necessário reconvocar os reservistas.

A atualização dos dados pode ser feita pessoalmente, na última unidade em que o militar serviu, ou pela internet. Só é possível atualizar os dados presencialmente entre 9 a 16 de dezembro, segundo o Ministério da Defesa.

Após este prazo, é possível fazer o Exercício de Apresentação da Reserva (Exar) em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, sendo necessário pagar multa.

Pela internet, a atualização pode ser feita entre 1º de dezembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

Quem mora no exterior pode atualizar os dados pela internet ou procurando o consulado brasileiro mais próximo.

O exercício é obrigatório a todos oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas e feito anualmente. Oficiais demitidos que não perderam o posto e a patente e militares temporários licenciados também devem responder à convocação.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário