23/11/2012

Em exercício, Forças Armadas simulam ataque a plataforma de petróleo



As Forças Armadas brasileiras simularam um ataque a plataforma de petróleo da Bacia de Campos (RJ), durante exercício militar ocorrido na última segunda-feira (19).

Na próxima segunda (26), será a vez de uma operação na Reduc (Refinaria de Duque de Caxias). Os militares simularão a resposta à sabotagem dos equipamentos da unidade da Petrobras.

 As ações fazem parte da Operação Atlântico 3, na qual as três forças realizam exercícios militares de defesa de áreas estratégicas do país, como campos de petróleo, portos, refinarias de combustível, usinas elétricas e nucleares. Os exercícios são realizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A terceira edição da operação teve início na última segunda-feira e vai até o próximo dia 30. Ao todo, 10 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica participam dos exercícios. As Forças Armadas também fazem o papel de "inimigo" e para esse trabalho foi destacado um efetivo de mil homens. O custo dessas manobras é de R$ 13 a R$ 15 milhões.

 O objetivo da Operação Atlântico é conhecer melhor a capacidade de defesa dos recursos estratégicos do país e a efetividade das ações de proteção de territórios.

 "Atualmente, não existe um inimigo concreto para o Brasil e é por isso que precisamos entender nossa capacidade de defesa", afirmou o almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, comandante do Teatro de Operações da missão.

Alguns detalhes da operação foram apresentados hoje (21), durante coletiva de imprensa na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na próxima terça-feira, os jornalistas poderão acompanhar um exercício em um navio de guerra da Marinha.

 O almirante de esquadra disse ainda que um segundo objetivo é apresentar os equipamentos das Forças Armadas do país, como mecanismo de dissuasão para possíveis inimigos.

 "O objetivo é aumentar nossa capacidade de dissuasão e avaliar nossa efetividade na defesa dos nossos recursos estratégicos."

 Além dos 10 mil homens, serão utilizados dois navios escolta, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios-patrulha e seis helicópteros da Marinha. O Exército participa com 96 viaturas leves, 101 viaturas de transporte, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. A Força Aérea colocou à disposição quatro aeronaves de ataque, cinco de patrulha, cinco de transporte e um helicóptero.

Via NOTIMP

3 comentários:

  1. É IMPORTANTÍSSIMO ESSE TIPO DE OPERAÇÃO , QUE VISA TREINAR A TROPA, NO QUE TANGE A DEFESA DE NOSSO TERRITÓRIO COMO UM TODO, PORÉM, EU TENHO QUE FAZER UMA PERGUNTA, QUE ESTÁ MARTELANDO NA MINHA CABEÇA;HOJE,SE O BRASIL TIVESSE QUE SE DEFENDER DE UM INIMIGO OU INVASOR , COMO SERIA? DARIA PRA PREVER UMA AÇÃO DESSA MAGNITUDE? E A HISTÓRIA DE QUE AS FORÇAS ARMADAS TERIAM MUNIÇÃO APENAS PRA POUCAS HORAS DE COMBATE ARMADO, É VERDADE? POIS SE FOR , É UMA NEGLIGÊNCIA GRAVE POR PARTE DE NOSSOS GOVERNANTES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o que a grande maioria diz é que em nivel de america latina temos capacidade de ação! Agora sobre a quantidade de munição, bem foi vazada essa informação na imprensa mas é dificil ter 100% de certeza pq o governo não divulga esse tipo de informação facilmente .

      Excluir
    2. Hauau muitas vezes colegas meus Falam que estou errado em apoiar este país,mas veja isso país pacifico,em desenvolvimento,naçao trabalhadora. Tem seus problemas internos sim mas isso ate as superpotencias tem um recado anos anti patriotas a vcs. Para mim podem ser comparados com apenas simples organismos que nao servem para nada

      Excluir