27/11/2012

Cerimônia marca promoção da primeira oficial-general

Numa cerimônia de pouco mais de cinco minutos na manhã de ontem, a Marinha oficializou a promoção de Dalva Maria Carvalho Mendes, a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial-general das Forças Armadas. Ela subiu para o posto de contra-almirante. 

A solenidade foi realizada no Hospital Naval Marcílio Dias, onde Dalva Mendes trabalhou como médica anestesista. Contra-almirante é a primeira patente entre os oficiais-generais da Marinha - as demais são vice-almirante e almirante de esquadra.


Segundo o site G1, a contra-almirante se emocionou durante a cerimônia:

- É uma alegria imensa, nem eu tinha ideia de que seria assim. É uma honra, estou muito feliz. Como militar, com certeza esse era o sonho da minha vida.

"Natureza agregadora"

Sobre o fato de uma mulher pela primeira vez ocupar o posto mais elevado das Forças Armadas, ela acredita que a natureza agregadora é o grande diferencial feminino em qualquer função.

- Acho que a diferença é esse valor que nós mulheres trazemos a qualquer lugar que estamos. É a cordialidade e o respeito. Nós somos agregadoras de uma maneira geral - disse a contra-almirante.

Dalva Maria também fez parte da primeira turma do corpo auxiliar feminino de oficiais da Marinha do Brasil, em 1981. Esse, segundo ela, foi o momento mais difícil da carreira.
- Naquele momento inicial, tudo era novo. Eu sou da primeira turma e esse, sem dúvida, foi o momento mais difícil - afirmou Dalva, enfatizando que nunca sofreu preconceito na Marinha pelo fato de ser mulher.

Os filhos da oficial também participaram da cerimônia e se disseram honrados.
- É uma sensação indescritível, até mesmo porque nunca tinha visto antes - brincou a filha Luciana Carvalho Mendes, que é primeiro-tenente da Marinha.

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Caro Vinicius, parabéns pelo blog, estamos divulgando em nosso portal e gostaríamos de solicitar parceria, divulgando-nos se possível, ficaríamos muito grato. O link é: http://notamilitar.blogspot.com.br/

    Erandir Alexandre.

    ResponderExcluir