16/09/2012

TAC 2012 - Torneio treina habilidades necessárias ao piloto em situações de guerra



Aprimoramento operacional e fortalecimento. Esse foi o tom do XXX Torneio da Aviação de Caça (TAC), que reuniu de 8 a 13 de setembro, na Base Aérea de Anápolis (GO), mais de 300 militares dos 11 esquadrões de caça que compõem a Terceira Força Aérea (III FAE), responsável pelas Aviações de Caça e de Reconhecimento.

  "Todas as provas foram estabelecidas objetivando a avaliação e o desenvolvimento operacional das unidades aéreas, além de proporcionar a confraternização e o espírito de corpo entre os militares", afirma o Brigadeiro do Ar Paulo Érico Santos de Oliveira, comandante da III FAE.




O torneio deste ano foi realizado sob um cenário fictício de guerra civil em que foi necessária a intervenção militar. Durante uma semana, os militares participaram de provas de apoio aéreo aproximado, tiro com arma portátil e corrida de orientação. Em um ambiente de guerra, essas habilidades são essenciais para a sobrevivência do piloto, principalmente no caso de ejeção em terreno inimigo.

"Atividades como tiro e orientação, que são realizadas durante o TAC, são muito importantes para o piloto, principalmente em situações em que ele tem que se evadir do território inimigo", afirma o Major-Aviador Leonardo Mangrich.


 

O torneio também incluiu competições de cabo de guerra e vôlei. "Essas modalidades proporcionam aos militares o aprimoramento físico e um contato e troca de informações que a rotina da atividade aérea normalmente não permite", afirma o Tenente-Coronel Aviador Giancarlo França Apuzzo, um dos coordenadores do TAC.

 

Com a soma dos pontos de todas as atividades, o 1o/10o GAv, Esquadrão Poker, foi consagrado campeão. Esse foi o segundo título da unidade. A próxima edição do TAC será realizada em 2014 na Base Aérea de Natal.

 
Fonte/Fotos: Força Aérea Brasileira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário