20/09/2012

ITA realizará simpósio de aplicações operacionais em áreas de defesa

No período entre 25 a 28 de setembro, os setores operacionais das Forças Armadas, com os setores acadêmico e industrial interessados em pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Política de Defesa Nacional, encontrarão um ambiente adequado à troca de experiências, durante a realização da décima quarta edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (XIV SIGE), promovido anualmente pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

Durante o evento, temas relacionados às áreas de Análise Operacional, Comando e Controle, Guerra Eletrônica e Sistemas de Armas serão abordados por membros das Forças Armadas Brasileiras, de universidades e de centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

O XIV SIGE terá a presença dos seguintes conferencistas nacionais e internacionais: George A. (Fred) Wright, Pesq. Louis Francis Simonetta Junior e Pesq. Adam Stuart McCorkle, do Georgia Tech Research Institute (USA); Frederico Freitas, da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil); Kathryn Blackmond Laskey, da George Mason University (USA); Warren Du Plessis e Pesq. Pieter Gossen, do Council for Scientific and Industrial Research (South Africa); José Bretes, da FLIR Systems (France); Victorio Rossi, da ELT Ellettronica (Itália). Os palestrantes oferecerão sete minicursos e cinco palestras em áreas temáticas do Simpósio.

Para apresentação dos quarenta e sete artigos científicos selecionados pela equipe de revisores do evento, serão realizadas dez sessões técnicas com apresentação oral e uma sessão de pôsteres. A programação do XIV SIGE ainda prevê um evento cultural com a apresentação da Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) no ITA.

O XIV SIGE é uma realização do Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) e do Laboratório de Comando e Controle (LAB-CC) do ITA e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), além de empresas ligadas à área de Defesa.


A programação completa do XIV SIGE pode ser acessada no site www.sige.ita.br.

Fonte: ITA e LAB-GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário