05/07/2012

Exército Brasileiro adquire 36 obuseiros autopropelidos M-109A5


O Exército Brasileiro (EB) anunciou a aquisição de um lote de 36 carros do tipo M-109A5 SPG (self propeled gun), obuseiros autopropelidos de 155 mm com alcance de até 30 km. Comprados dos estoques do Exército dos Estados Unidos, estes obuseiros são bem mais modernos que os 37 exemplares da versão M-109A3 atualmente em uso no Brasil, adquiridos da Bélgica em 1999.

Esta compra demonstra a satisfação do EB com seus M-109 e reforça a idéia da aposentadoria dos M-108, considerados obsoletos devido ao baixo alcance da arma principal de 105 mm (15 km), em que pese sua ótima eficiência mecânica.

Os cerca de 50 carros ainda operacionais devem dar baixa na medida em que os novos M-109A5 forem entregues aos grupos de artilharia de campanha auto propulsado (GAC AP) baseados na região sul do Brasil que utilizam o M-109A3. Estes SPG de 155 mm mais antigos serão submetidos a um trabalho de modernização, elevando-os para o mesmo padrão dos novos M-109 adquiridos, sendo então gradativamente repassados aos GAC AP usuários de M-108, padronizando assim a artilharia de campanha auto propulsada do EB com um único modelo.

Uma equipe de oficiais de cavalaria do EB deverá seguir para os Estados Unidos em agosto, onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.

30 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, comprando armamento dos "estoques" (de veículos usados que necessitam manutenção e que pelo custo desta, os EUA preferem vender para países acostumados a consumir lixo) de armamento ainda utilizáveis.
      Não estou falando mal deste modelo de Obus, mas indagando o porquê que o Brasil sempre tem que comprar armas usadas dos americanos, se poderíamos desenvolver aqui mesmo o nosso armamento de guerra? -Bom para os Estados Unidos (e para alguns políticos) que sempre ficam no lucro!
      Pelo crime de ter deixado a Engesa falir, o governo brasileiro sempre terá de ouvir críticas como esta!

      Excluir
  2. Este imenso Leviatã que sai da água do mar na foto é um exemplar da marinha espanhola.
    É uma ótima notícia, mesmo que pareça poucas as unidades, vai ser duplicado o número de obuseiros brasileiros com tecnologia moderna e eficaz, fazendo todos ficarem no padrão M-109A5.
    O FN é que já passou da hora de ter seus próprios obuseiros, para ser o M-109A5 não esta difícil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ouvi dizer no site do exercito que é verdade ! o exercito esta desarmando e sem munição , infelizmente é verdade !

    ResponderExcluir
  5. Quando vai essa equipe do exercito aos Estados Unidos ?

    ResponderExcluir
  6. SERA QUE JA ESCOLHERAM OS OBUSES M-109A5 ????????????

    ResponderExcluir
  7. ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????// O ASSUNTO MORREU AI ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha serek ogro ainda nao obtive informações ''sobressalentes'' do assunto. Mas assim que estiver na midia estarei postando

      Excluir
    2. ESTOU MITO CURIOSO SOBRE ESSES OBUSES !!! OUVI DIZER QUE COMPRARAM MISSEIS ANTI NAVIO HARPOON PARA O P3 ORION E MISSEIS PENGUIM PARA OS NOVOS HELICÓPTEROS DA MARINHA !!! SERA ????Harpoon e o Penguin, SERA ???????

      Excluir
    3. porque vc esta bloqueando o THOYA ? ele disse a verdade ! o exercito não tem munição ! eu pequizei por ai e a coisa esta feia !

      Excluir
    4. serek ogro, sobre os misseis peguim e harpoon é verdade sim! O contrato do peguim ja foi assinado! E em um valor de 33 milhões de euros!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. THOYA a informação que foi divulgada pelo Exercito Brasileiro é que a avalição dos tanques seria feita por uma equipe de oficiais de cavalaria do exército em agosto passado, até agora não foi divulgado nenhuma nota oficial para a imprensa em geral

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. THOYA meu amigo vc não está bloqueado, não bloquiei voce, tanto que voce esta postando comentários aqui, nem sei se é possivel bloquear alguem...
      E eu não fico bravo pelos comentarios. Sobre a falta de munição no exercito fico bravo sim! e preocupado! Não é uma situação confortavel
      Eu gostaria de poder dedicar mais tempo ao blog, mas infelizmente não ando tendo, tenho muitas ideias sobre matérias. Assim que forem divulgadas mais informações eu posto aqui!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. CADE OS OBUSES M-109A5????????

    ResponderExcluir
  15. THOYYA isso só o Exercito sabe e olhe lá, não vi nenhuma informação sendo divulgada posteriormente a compra!!

    ResponderExcluir
  16. cade os obuses ?????????????

    ResponderExcluir
  17. VINICIUS DONADIO, CADE OS OBUSES ? VOCÊ FALOU DISSO O ANO PASSADO INTEIRO, FALOU QUE SERIA AGOSTO DE 2012 !!! CADE OS OBUSES ? QUANDO CHEGA ? FALEMOS SOBRE A MODERNIZAÇÃO DOS M-109 A3 ? FALE ?

    ResponderExcluir
  18. onde estão os obuses ???????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  19. Isto é uma vergonha para o nosso Brasil,pois ter que comprar sucata que os americanos não querem mais para ser usado no Brasil,gasta-se milhoes construindo estadios de futibol e a defesa do pais esta falida,estes são nossos politicos gastando milhoes com besteiras.

    ResponderExcluir