16/03/2012

Rússia exige informações completas sobre o lançamento do satélite norte-coreano


O programa cósmico norte-coreano deve ser examinado, dizem peritos. foto: EPA


O chefe-adjunto do Comitê da Duma (Câmara baixa do Parlamento russo) dos Assuntos Externos, Andrei Klimov, acredita que a intenção da Coreia do Norte de comemorar o centenário do nascimento de Kim Il-sung, em 15 de abril, lançando o satélite espacial, deve incentivar a ONU a acelerar o exame da questão da exploração militar do espaço ao nível internacional, e a aprovar regras rigorosas para todos os países do mundo.


“Ninguém pode proibir qualquer estado de implementar o programa da exploração espacial pacífica, mas se deve ter em conta que são os mísseis balísticos de dupla finalidade que colocam em órbita o satélite espacial, esses foguetes podem ser usados tanto para fins civis como militares”, - salientou o parlamentar russo.

A Coreia do Norte é vizinha próxima da Rússia, portanto é fundamental prestar atenção à sua intenção de celebrar o centenário do líder de tal maneira. A Rússia precisa de obter o máximo de informações possíveis sobre mísseis balísticos e sobre o tempo do lançamento, acredita o parlamentar.

Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário