![]() |
Ministro da Ciência e Tecnologia (E) e Comandante da Marinha (C) visitam as instalações da USEXA |
A Marinha do Brasil inaugurou, no dia 16 de fevereiro, nas dependências do Centro Experimental ARAMAR (CEA), a Unidade Piloto de Hexafluoreto de Urânio (USEXA) e o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear de Aramar (CIANA). Com isso, o Brasil deu mais um passo para consolidar o ciclo de combustível nuclear.
O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, e de autoridades civis e militares.
As inaugurações representam uma etapa importante no Programa Nuclear da Marinha, tendo em vista a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. Além de tratar-se de um marco para o País na consolidação do Ciclo do Combustível Nuclear, demonstra a viabilidade da tecnologia brasileira para a produção de combustível nuclear para as usinas de geração de energia.
Para o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, o trabalho em conjunto dos laboratórios e um centro de treinamento é de fundamental importância para que todos os requisitos exigidos na atividade nuclear possam ser atendidos. “Isso mostra que a Marinha do Brasil está desenvolvendo um excelente trabalho para cumprir todas essas exigências.”
Como destacou o Comandante da Marinha, a inauguração da USEXA significa um passo concreto muito importante para o desenvolvimento da tecnologia nuclear. “Inauguramos a primeira das quatro fábricas, a última delas será inaugurada no final do ano. Então, o ciclo do combustível nuclear estará completo, com uma produção que atende a Marinha em 40 toneladas por ano.”
Fonte: Marinha do Brasil