22/03/2012

Entenda como o avião-radar E-99 é empregado na operação TRANSPORTEX




O controle efetivo do espaço aéreo e a detecção de qualquer ameça inimiga é fundamental para a manutenção da soberania nacional. Tendo em vista a importância estratégica da missão de reabastecimento em voo (REVO), que prolonga a autonomia e a capacidade de combate das aeronaves de caça, a segurança do procedimento deve ser reforçada com meios mais eficientes e seguros de detecção de ameaças. Desta forma, o exercício operacional TRANSPORTEX 2012 utiliza a aeronave E-99 do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2o/6o GAV), o Esquadrão Guardião, para fazer o controle e o alarme em voo das aeronaves de REVO, além de treinar a capacidade operacional de vigilância, de defesa e de comunicação entre os esquadrões.



Concebidas inicialmente para atuar na vigilância dos projetos SIPAM/SIVAM, as aeronaves E-99 constituem-se no sistema mais avançado e de menor custo para o emprego em missões de controle e alarme em voo. Capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altitude, o E-99 pode ainda desempenhar missões de comando e controle, inteligência de sinais e comunicações, controle e vigilância de fronteiras, vigilância marítima, coordenação de operações de busca e salvamento, posto de comunicação no ar (PCOM-AR) e gerenciamento de espaço aéreo. Na América Latina, apenas o Brasil e o Chile possuem aeronaves com essa tecnologia.

Segundo o oficial de Comunicação Social do Esquadrão Guardião na TRANSPORTEX 2012, Capitão-Aviador Leonardo Moraes dos Santos, a utilização de radares móveis aeroembarcados é fundamental para assegurar a leitura radar de todo o espaço aéreo, uma vez que há a possibilidade de aeronaves voarem a baixa altura e não serem detectadas por radares em terra.

“Como o sistema de vigilância, controle e alarme em voo do E-99 é feita de cima para baixo, a varredura fica completa, sem chances de pontos cegos onde aviões inimigos possam se esconder. Além do que, a aeronave atua como um radar móvel que acompanha as aeronaves vigiadas sem perder seu raio de ação, assegurando o controle aéreo avançado”, explica.

Na TRANSPORTEX 2012, o E-99 fará missões de controle e alarme em voo do reabastecimento de dois caças F-5EM por um KC-130 Hércules e um KC-137 Boeing .


Fonte: Agência Força Aérea/ I COMAR

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