16/01/2012

Decisão em 15 dias do MMRCA Indiano



A Índia está para anunciar o vencedor do acordo multibilionário de dólares para aquisição dos  caças até o final deste mês com cálculos complexos para encontrar a opção mais barata a ser concluído já nos próximos dias.


As propostas dos dois candidatos ( Francês Dassault Rafale eo Eurofighter da EADS ) foram analisadas e cálculos finais relacionados com os custos do ciclo de vida e transferência de tecnologia estão sendo finalizados.



 As fontes IAF disserão que o vencedor seria anunciado nos próximos 10 dias, funcionários do Ministério da Defesa disse que a decisão seria anunciada até o final deste mês.


 A decisão será baseada em qual dos dois é mais barato, e não apenas em custos de capital imediato, mas em custos de longo prazo de operação e manutenção. Embora tanto o ministério e IAF não se declarem sobre o vencedor provável, a proposta francesa tem possibilidades para ganhar por ser um pouco mais barato.


Aassinatura final do contrato, porém, poderia levar até seis meses, disseram as fontes. O plano original era para assinar o contrato neste exercício, mas poderia ser deslocado para além de março.
Outro  projeto para adquirir uma frota nova de  treinadores básicas também serão discutidos pela Comissão do Gabinete de Segurança (CCS) desta semana, disseram as fontes. A IAF já selecionou Pilatus PC 7 aeronaves da Suíça para o acordo para comprar 75 formadores básicos.