Os organizadores do Salão Aeroespacial Internacional de Moscou – MAKS 2011 esperam um grande público para o evento deste ano, que teve início na terça-feira, 16, em Zhukovski, cidade próxima à capital. Segundo o ministro de Transportes da Região de Moscou, Petr Katsyv, apenas para os dois últimos dias do evento, 20 e 21 de agosto, calcula-se uma frequência de 180 mil visitantes.

Mas quem não puder comparecer ao MAKS-2011 poderá acompanhar todos os eventos do Salão virtualmente, conforme assegurou Vladimir Borisov, presidente-executivo do Aviasalon, a empresa organizadora. Estudantes e cientistas da cidade de Zhukovski cooperaram para que a Aviasalon lançasse a versão virtual do MAKS-2011 em 3D.O recurso estará disponível permanentemente, em duas línguas, russo e inglês, durante dois anos, até o MAKS-2013.

O evento de 2011 marca os 10 anos de realização do Salão. Seus organizadores pretendem celebrar esta marca quebrando todos os recordes de público e vendas estabelecidos nos nove anos anteriores.
Alta tecnologia e grandes negócios
O Presidente Dmitri Medvedev enviou uma mensagem de boas-vindas aos participantes e convidados do 10.º Salão Aeroespacial Internacional de Moscou, o MAKS-2011, dizendo que a feira deste ano exibirá as melhores conquistas dos escritórios de projetos aeronáuticos russos e internacionais. Segundo Medvedev, o programa de negócios do evento promoverá o intercâmbio de experiências, a expansão da cooperação internacional e o avanço dos produtos russos altamente tecnológicos nos mercados exteriores. No MAKS-2011, as indústrias aeronáuticas e as empresas aéreas farão um balanço de suas operações e assinarão novos contratos.
A linha aérea nacional russa, Aeroflot, por exemplo, vai assinar um acordo com a corporação estatal de tecnologia, a Rostekhnologii, para o fornecimento de 50 aviões a jato da série MS-21. Este modelo é de uma família de jatos de alcance médio em desenvolvimento pela Corporação Aeronáutica Unida (OAK). Seu fabricante, a siberiana Irkut, assinou um contrato definitivo com a CRECOM Burj Resources, da Malásia, para fornecimento de 50 MS-21.
A Tupolev apresentará no MAKS-2011 dois novos modelos. Um deles é o novo avião de passageiros de alcance médio Tu-204SM. Segundo Sergei Rayevsky, diretor do Departamento de Relações Externas e Marketing da Tupolev, diferente de seus similares, este aparelho possui melhores características de desempenho. A outra novidade é o avião Tu-214ON. Foi certificado sob o Tratado de Céus Abertos para monitorar voos nos Estados Unidos e no Canadá.
Os dois maiores parceiros no marcado internacional da aviação comercial, a Boeing e a Airbus, informaram que também pretendem assinar uma série de contratos no MAKS-2011. Vladimir Borisov, diretor-geral do show aeroespacial, acredita que o valor total dos contratos a serem assinados até o final da semana talvez exceda os 10 bilhões de dólares.
Fonte/Fotos: Defesanet