28/08/2011

Esquadrão “Albatroz” promove o “Dia da Segurança de Aviação”

 

Com o propósito de reforçar o conceito de segurança entre todos os envolvidos em operações aéreas, o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5) realizou, no dia 16 de agosto, no Salão Nobre da Casa do Marinheiro do Rio Grande (CAMARIG), no Rio Grande do Sul, algumas atividades alusivas ao “Dia da Segurança de Aviação”.

O evento, que contou com a presença da tripulação do Esquadrão “Albatroz” e de militares de outras Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval, foi iniciado com uma celebração inter-religiosa em memória dos tripulantes da aeronave N-7083, acidentada em 16 de agosto de 2002.


Em seguida, foram ministradas duas palestras. A primeira foi um estudo de caso referente ao “Search and rescue” (SAR) Salvamar Sul 030/2008, que resgatou um acidentado em barco pesqueiro, sob condições meteorológicas desfavoráveis, aproximadamente 60 milhas náuticas da Barra do Município do Rio Grande (RS). A segunda palestra abordou a temática “Aspectos Psicológicos Relacionados à Atividade Aérea”. As apresentações procuraram reforçar a ideia de que cada elemento é essencial na prevenção de acidentes aeronáuticos.
Visita do Projeto “Ametista” – Em continuidade às atividades do “Dia da Segurança da Aviação”, o HU-5 recebeu, no dia 17 de agosto, a visita de 19 meninas do Projeto “Ametista”, que atende adolescentes de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Durante a visita, foram apresentadas as missões cumpridas pelo Esquadrão e uma explanação sobre a aeronave UH-12 “Esquilo” e os equipamentos de sobrevivência utilizados pelos militares em missão. A ocasião serviu para divulgar as atividades desenvolvidas pelo Esquadrão “Albatroz” e mostrar a presença da Marinha na Região Sul do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário