27/06/2011

Governo do Espírito Santo vai pedir para fazer as obras do aeroporto de Vitória


O senador Ricardo Ferraço vai sugerir ao Governador Renato Casagrande que peça ao governo federal para delegar ao Estado a responsabilidade de concluir as obras do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. ‘’Não dá mais para suportar a falta de capacidade da Infraero nessa questão’’, destaca Ferraço.

O governador, que estava no dia 18 de maio em Brasília e que ainda não havia conversado com Ferraço, disse considerar a proposta viável, desde que o governo federal garanta os recursos já definidos para a obra. ‘’Se a União transferir os recursos podemos, sim, resolver o problema’’, antecipou Casagrande. Antes de retornar a Vitória ele conversaria com o senador a respeito do assunto.

Insatisfeito com a demora da Infraero em dar uma solução para o projeto de ampliação do aeroporto, o senador disse ter dúvidas que isso venha mesmo ocorrer, ‘’A essa altura não sei mais se a Infraero levará mesmo esse projeto até o fim’’.

O senador relatou ter ficado indignado ao ler as notícias dando conta da assinatura de convênio entre a Infraero e o Exército para a realização de obras no Aeroporto de Guarulhos (SP). ‘’O Exército disse que não poderia mais assumir as obras do Aeroporto de Vitória, mas acaba de assinar convênio para atuar em Guarulhos. Isso demonstra que o nosso aeroporto não é prioridade para a Infraero’’, reclama.

Ferraço lembrou que os governadores Sérgio Cabral (RJ) e Antônio Anatasia (MG) estão se articulando para que o governo federal transfira aos dois Estados a responsabilidade pelas obras nos aeroportos. O governador Casagrande, avalia o senador, poderia caminhar nessa direção e também pedir para o Estado cuidar da questão.

O governo federal, explica o senador, poderia repassar os recursos que já estão reservados para o projeto e o Estado se encarregaria de tomar as providências para a retomada das obras e a sua conclusão. ‘’Se o Estado teve capacidade de sair da grave crise em que esteve mergulhado, é capaz também de resolver esse problema que parece ter se tornado insolúvel para a Infraero’’, argumenta.

A criação de uma secretaria extraordinária para tratar exclusivamente do assunto e a formação de uma equipe com técnicos renomados seria o caminho para que a obra seja retomada e concluída, destaca o senador. Ele sugeriu ainda que o governador avalie a possibilidade de uma parceria com a iniciativa privada para maior agilidade na solução do problema.

O senador lembrou que a indignação dos capixabas é grande e que é preciso encontrar alternativas para que projeto saia do papel. ‘’Temos que sair dessa inércia e minha sugestão ao governador é parar que encontremos o melhor caminho’’, finalizou.

Fonte: A Gazeta (dia 19 de maio de 2011)
Imagem: maurafraga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário