A Força Aérea da Rússia testará em breve o seu novo míssil ar-ar de longo alcance, segundo informou o comandante daquela Força Aérea o Gen Alexander Zelin.
O míssil será lançado a partir de um caça MiG-31BM Foxhound. Zelin no entanto não especificou o código a que se refere o novo míssil, mas especialistas acreditam que este poderia ser o K-37M, também conhecido como RVV-BD, ou AA-X-13 Seta, como é conhecido na OTAN.
O K-37M é um míssil de longo alcance ar-ar desenvolvido especificamente para o interceptor MiG-31BM e é osucessor para o R-33 (codinome da OTAN AA-9 Amos), que foi desenvolvido originalmente para o MiG-31 durante o início dos anos 1970 “, disse Douglas Barrie, um especialista doInstituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres .
Os trabalhos no programa K-37 começaram ainda na década de 1980, mas problemas de financiamento atrasaram a sua conclusão, acrescentou. O projeto foi então totalmente refeito e agora parte do seu desenvolvimento desde a base.
O prefixo K denota se tratar de uma arma em desenvolvimento, enquanto o M indica uma modificação. Uma variante de exportação da arma, conhecido como RVV-BD, foi mostrado na MAKS 2011(foto). O sufixo BD pode indica em russo, Bolshoi dalnost e significa, de longo alcance.
“O K-37M provavelmente será conhecido como R-37M, quando entrar em serviço – será o armamento ar-ar primário do MiG-31BM, fornecendo a força aérea russa uma maior capacidade de alcance a intercepção contra mísseis de cruzeiro e aeronaves “, disse Barrie.