Reafirmando as suas ambições navais, a China lançou ao mar a sua nova classe de Destroyers Aegis da classe Type 52C LANZHOU, (Luyang II- codinome OTAN) . Estes novos Navios sabidamente são uma classe de navios intermediária, os quais estão servindo de base para a futura classe de super destroyers Chineses que comporão a sua futura armada.
De fato estes navios baseiam-se no projeto Type 52B mantendo relativas características físicas, entretanto os 52C incorporam inúmeras novas tecnologias desenvolvidas localmente. Entre outras inovações comparativamente aos seus antecessores os 52C apresentam incorporam tecnologias que os tornam mais stealth, um desenho de forma a reduzir o seu RCS e Infra-vermelho.
Os Lanzhou são navios equipados com sistemas mistos Russos e Chineses, porém são os navios que empregam o maior percentual de tecnologias chinesas. Sendo o seu sistema de radar o equipamento de destaque dado a sua complexidade e grau de desenvolvimento, notável.
Não é fácil avaliar as reais capacidades dos sistemas desta nova classe de navios, justamente pelo fato de que as informações fornecidas ou são escassas e ou desencontradas, no entanto o pouco que sabe sobre estes navios é que eles superam com folga as capacidades dos seus antecessores Type 52B.
O sistema mais notável presente nos Type 52C, é o seu radar multi-função desenvolvido nacionalmente que recebe o nome Tipo 348, o sistema se assemelha ao Norte americano AEGIS. Os navios possuem ainda sistemas databus por fibra ótica MIL – STD-1553B
O sistema de controle e de comando empregado nos navios é um derivado do sistema Francês Thomson-CSF TAVITAC, mas as Type 052C podem ter um sistema chinês recém-desenvolvido, com a melhorias capazes de intervir em ameaças de mísseis Anti-navio sea skimmer .
Os navios contam também com um sistema chaff-flare Tipo 726-4. O sistema de combate o capacita para funções Superficie superfície, Anti submarino, superfície-ar, podendo operar nas três funções simultaneamente. Os navios 52C podem também combater e transmitir informações a outros navios e aeronaves utilizando um sistema de comunicações por satélite em ambiente centrado em redes de combate.
Adicionalmente os navios operam um conjunto de sonares rebocável de média profundidade, o ESS-1 de média freqüência VDS desenvolvido a partir do sistema francês DUBV-43 VDS).
Para defesa antia-érea, os 52C podem operar um total de 48 mísseis HHQ-9 lançados a partir de oito sistemas de lançamento vertical (VLS). Ao contrário de relatos anteriores que sugeriam que o sistema seria baseado em tecnologia russa, os VLS dos Type 052C foram concebidos localmente.
São de manutenção mais simplificada, redução de tamanho, peso e custo. Devido à eliminação do mecanismo de lançamento do tipo “revólver”, o consumo de energia é também reduzido, em comparação ao sistema de lançamento russo.
Os mísseis são de nova geração e de média a longa distância, operam no sistemas de radar semi-ativos e ativos, e incorporam tecnologias dos mísseis russos do tipo S-300.
Para ataque naval os 52C operam duas células para lançamento de 8 mísseis de ataque naval YJ-85/C-805 ou YJ-62/C-602.
Para defesa de ponto os 52C operam duas baterias CIWIS Tipo730 30 mm. Este sistema possui uma cadência de 4600 ~ 5800 tiros / min.
A principal arma de cano operada pelo navio é o canhão Tipo 210 de 100 mm baseado no sistema Fancês Creusot-Loire T100C. A arma pode disparar projéteis guiados a laser e ou sistemas equivalentes guiados pele sistema russo Glosnass, por GPS ou pelo similar Chinês.
Está prevista ainda a incorporação e operação de aeronaves não tripuladas de combate, que segundo consta, atuarão com deseguinadores de alvos e aeronaves de ataque, por hora, os Type 52C operam com aeronaves Kamov Ka-28 (versão de exportação do Kamov Ka-27, código NATO: Helix) anti-submarino anti-navio.
O sistemas de propulsão dos TYPE-52C é do tipo CODOG, constituído por duas turbinas a gás Ucranianas DA80/DN80 de 48 600 hp e dois motores diesel, Shaanxi (equivalentes ao MTU 20V956TB92) de 8 840 hp (6,5 MW). O DA80/DN80 é a versão de exportação da UGT-25000, comprado pela China no final dos anos 1990 e produzido sobre licença naquele país. O UGT25000 tem potência de 25-27 kW dependendo da configuração.
FICHA TÉCNICA
Tipo: Destroyer multi-função, para OTAN é um Destroyer Giador de mísseis anti-Aéreos- DDG.
Comprimento: 153 m.
Boca: 16,5 m.
Deslocamento: 7.000 toneladas.
Propulsão: 2 turbinas a gás Ucrânia DN80 e 2 motores a diesel UGT-25000.
Velocidade: 56 km/h.
Tripulação: 250 tripulantes.
Sistemas eletrônicos: 4 antenas de Radar 3D multi-função Tipo 348 e sistemas de processamento de informação H/ZBJ-1, sistemas de data link HN-900 (equivalente chinês ao Link 11A / B)sistema de comunicações SNTI-240 SATCOM. sistema de sonar SJD-8 / 9 de média freqüência passivo e ativo e um conjunto de sonar rebocável de média profundidade,o ESS-1 de média freqüência VDS.
Sistemas de armas: sistemas YJ-62 para 8 misseis Anti-navio e sistema VLS para 48 Mísseis de lançamento vertical HHQ-9, 1 canhão Tipo 210 de 100 mm. 2 baterias de canhões CIWS
30 mm Tipo 730 4 sistemas de chaff-flare x 726-4.dois sistemas triplos para o lançamento de 6 de torpedos 324 mm
Grupamento Aéreo: hangar e heliponto 1 helicóptero Kamov Ka-28 ASW e aeronaves VANT-VANT/C ainda não identificadas.
Texto: Plano Brasil