O Ministério da Defesa de Omã fez aos EUA uma encomenda de lançadores Avenger, sistemas portáteis de defesa aérea Stinger e mísseis antiaéreos AMRAAM. O Escritório de Cooperação Militar (DSCA) do Ministério da Defesa dos EUA já notificou o Congresso de uma possível transação avaliada em cerca de 1,248 mil milhões de dólares.
Em total Omã encomendou 18 lançadores Avenger, 296 mísseis para o sistema Stinger Block 1, 18 estações de rádio AN/VRC-92F, 20 carros blindados HMMWV e 290 mísseis antiaéreos AIM-120C-7 AMRAAM. Além disso, se o Congresso aprove a transação, Omã receberá equipamentos para manutenção de lançadores, carros e mísseis, peças de reposação, documentação técnica e serviços de treinamento para militares.
De acordo com o DSCA, a venda de armamentos não alterará o eqilíbrio militar na região. As companhias americanas Raytheon e Boeing cumprirão os contratos nos quadros da encomenda.
Em Agosto de 2010 a Força Aérea de Omã ordenou 18 caças F-16 Fighting Falcon na empresa americana Lockheed Martin. A transação possível com a Lockheed Martin é avaliada em 3,5 mil milhões de dólares. Além de aviões, Omã receberá motores, radares e outros equipamentos adicionais para eles.
O exame do Congresso de quase todas as encomendas de Omã é só uma formalidade porque os EUA consideram o país como um dos principais aliados na região.