21/11/2018

Mega Exercício chega ao fim: Além de aprendizado, integração entre Escolas e Unidades apoiadoras foi um marco na Manobra Escolar


Resende (RJ) – Foram 12 dias de intensas atividades operacionais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que se iniciaram com o planejamento realizado pelos alunos concludentes do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército há 40 dias, seguindo diretrizes do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) com a participação do Comando de Operações Terrestres (COTER) e de organizações e agências apoiadoras.

As ações de combate chamaram a atenção pelo seu gigantismo, pelo número de militares envolvidos e pelo movimento constante de viaturas operacionais. No entanto esse exercício foi muito além do movimento de tropas, dos tiros e das ações de comando em todos os seus diferentes níveis. Houve apoio às comunidades dos municípios da região de Resende com o Hospital de Campanha e com as ações cívico-sociais (ACISO), tendo-se realizado cerca de 1.300 atendimentos médicos em 15 especialidades.
A demonstração de tiro coletivo das armas da Força-Tarefa Azul foi uma das últimas atividades desse período. Nela, o General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves recebeu do Chefe do DECEx, General de Exército Mauro César Lorena Cid, mais alta autoridade presente ao evento, a deferência de poder comandar o fogo na demonstração. Em seguida, o General Cid explicou: “A Manobra Escolar 2018 praticamente encerra o ano de instrução. Ela é a última entrega que produzimos para o Exército. Todas as nossas escolas integradas e produzindo, é disso que a Força precisa. É o conhecimento saindo das salas de aula para o terreno”.
A AMAN passou vários dias com intensos movimentos de tropa e com realização de tiros em diversas oportunidades. Isso requer cuidados especiais com todos os detalhes, sendo o principal deles a segurança. “A segurança para nós é imprescindível, nós temos o máximo cuidado para que possamos fazer um exercício dessa magnitude sem nenhum acidente. Nós estamos falando de 14 escolas, de 4.300 homens e mulheres desenvolvendo e praticando aquilo que aprenderam nas suas instruções. Logo, nós temos uma verdadeira obsessão por segurança para que o nosso aprendizado e nossas competências sejam desenvolvidos num correto e aplicado ambiente operacional,” afirmou o General Costa Neves.
Segundo o aluno da ECEME, Major José Ferreira Araújo Neto, participar do planejamento desse conjunto de ações militares teve um sabor especial, porque teve a oportunidade de enfrentar os desafios e colocar em prática em uma operação, desde o nível estratégico até o operacional. Para ele, o terreno exige adaptações do que foi planejado, dependendo da realidade dos fatos. O Major Araújo acredita que depois desse evento estará em melhores condições de contribuir com o Exército Brasileiro em qualquer organização militar para a qual venha a ser designado.
A Tenente-Aluna Médica Lúcia Tereza Mascarenhas Freire Oliveira, da Escola de Saúde do Exército (EsSEx), atuou nas ações cívico-sociais atendendo à população da cidade de Quatis (RJ), que fica próximo a Resende (RJ). Para ela, ser uma ferramenta propiciadora da interação do Exército com as comunidades locais, respeitando a cultura da região, foi uma oportunidade especial. A aluna considera que foi muito bom colocar em prática os conhecimentos médicos adquiridos na universidade e os militares recebidos no curso de oficial médica na EsSEx. Segundo a tenente, encontrar os alunos da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) serviu para formar laços de amizades e para fortalecer a Família Verde-Oliva, que agora todos passam a integrar.
A Manobra Escolar 2018 serviu, ainda, para que fosse observado o emprego dos produtos dos Programas Estratégicos do Exército, conforme se pode verificar nas fotos da atividade que acompanha essa reportagem.


















Fonte: Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário