18/02/2018

Marinha do Brasil realiza “Aspirantex 2018”



Aspirantes dos 2° e 3° anos da Escola Naval participaram da “Aspirantex 2018”, no período de 12 de janeiro a 1° de fevereiro. Os futuros oficiais da Marinha do Brasil partiram do Rio de Janeiro (RJ) e passaram por Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR) Montevidéu (URU) e Mar del Plata (ARG).

Com o propósito de complementar a formação militar-naval, a “Aspirantex 2018” envolveu 207 aspirantes da Escola Naval, além de 1.336 militares com a finalidade de experimentarem a vida e a rotina dos navios da Esquadra.

O Grupo-Tarefa contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra (ComemCh), o Vice-Almirante Alipio Jorge e foi comandado pelo Contra-Almirante Fernando Ranauro Cozzolino, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2). Os exercícios que foram executados durante a operação contaram com os seguintes meios: o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” (G25), o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), as Fragatas “União” (F45) e “Liberal” (F43), o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), os Navios-Patrulha “Guaporé” (P45) e “Benevente” (P61), o Submarino “Tupi”, quatro helicópteros de emprego geral, sendo dois (UH-12/13) e dois (UH-15), um helicóptero anti-submarino (SH-16) e uma aeronave de interceptação e ataque (AF-1), além das seguintes aeronaves da Força Aérea Brasileira: uma aeronave de patrulha (P-95), uma aeronave anti-submarino (P-3AM) e duas aeronaves de ataque (A-1).
 
Durante aproximadamente 13 dias no mar, os aspirantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, com atividades de operação em aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar, manobras táticas, exercícios de tiro, exercícios de combate a incêndio, entre outras. Os navios também ficaram abertos à visitação pública nos portos de Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR).

















Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário