19/04/2016

Ministro destaca valorização da história na comemoração dos 368 anos do Exército


Brasília, 19/04/2016 - “Ao escolher Guararapes como marco fundador da Força Terrestre, o Exército Brasileiro, por influência de um pernambucano, general Zenildo Zoroastro de Lucena, enalteceu a data como pedra basilar da Instituição e como alicerce da nacionalidade brasileira”, disse o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, na manhã desta terça-feira (19), no Dia do Exército Brasileiro (EB).

A cerimônia cívico-militar acontece anualmente todo o dia 19 de abril, com a imposição da medalha Exército Brasileiro. Em Brasília, ela ocorreu no Quartel-General do Exército, no setor militar urbano. A comemoração remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, data que transcende aos fatos históricos e marca a semente da Nação e do Exército Brasileiro.

Para o ministro Aldo, a valorização da tarefa histórica está relacionada a dois fatores fundamentais para que a Defesa seja condizente com a geografia, a economia e as responsabilidades geopolíticas do Brasil: “O primeiro corresponde às condições materiais, aos meios indispensáveis para que as Forças Armadas cumpram sua missão constitucional com segurança. O segundo é o das condições espirituais do exercício de nossa missão de Defesa, que motivam o soldado e lhe conferem o sentido de causa superior, em nome da qual jura até mesmo o sacrifício da própria vida”.

Segundo o ministro, “a viabilização das condições materiais deve expressar-se no orçamento adequado para a Defesa, fixo e previsível, acima do nível médio dos últimos anos, de 1,5%. Esse tema está em debate na Câmara dos Deputados e a recém-apresentada PEC 197 estabelece para a Defesa a aplicação de, no mínimo, 2% do PIB”. No seu pensar, a aprovação dessa PEC ira conferir à Defesa os recursos necessários para que projetos estratégicos de longo prazo da Marinha, Exército e da Aeronáutica, sejam executados de forma contínua e previsível.

Desfile do 1º Regimento da Cavalaria de Guarda do Exército, popularmente conhecido como Dragões da Independência
Na ocasião, foi lida a mensagem da presidenta da República, Dilma Rousseff, em que ela destacou "uma história de bravura e grandes serviços à Pátria, que se confunde com a formação da nossa nacionalidade". Ela mencionou que o Exército desemprenhou papel central na condução da solução militar do conflito e consolidou-se como instituição comprometida com os destinos da Pátria e da sociedade.

Outro ponto destacado pela presidenta será a participação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O Exército, integrado à Marinha e à Força Aérea, desempenhará papel essencial na condução das ações de Defesa e também da conquista de medalhas para o Brasil, por intermédio do programa, atleta de alto rendimento das Forças Armadas”, destacou Rousseff.

Para o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, a instituição é feita “de protagonismo da trajetória histórica do país, dos exemplos de seus patronos, do suor, de responsabilidade, dos valores essenciais da nacionalidade brasileira e da solidariedade que o anima a distribuir água a quatro milhões de compatriotas afligidos pela seca no Nordeste e dos que proporcionam o atendimento de necessidades básicas aos moradores de áreas remotas da Amazônia”.

O general Villas Bôas acrescentou ainda que “esse é o Exército Brasileiro que, nos dias de hoje, não se deixa abater pelas dificuldades materiais impostas por restrições orçamentárias e salários defasados, que não condizem com a nobreza da profissão. Exército que, na condição de instituição de Estado, em meio à crise que assola o país, norteia-se pela preservação da estabilidade e da paz social, pela crença de serem condições essenciais para que as instituições, no exercício legítimo de suas competências, delineiem os rumos a seguir”, concluiu.

Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, condecora cinco pavilhões de instituições civis e militares
Em Brasília, foram agraciadas com a medalha Exército Brasileiro, 252 personalidades militares e civis nacionais e estrangeiras. Também receberam a distinção cinco instituições, como a Diretoria-Geral do Material da Marinha, Universidade da Força Aérea, Agência Brasileira de Inteligência, 27° Grupo de Artilharia de Campanha e 27° Batalhão de Infantaria Pára-Quedista. Todas foram condecoradas pelo ministro Aldo Rebelo.

Medalha Exército Brasileiro
 
Na cerimônia, foram entregues as medalhas Sangue do Brasil, Ordem do Mérito Militar e medalha Exército brasileiro. Esta foi criada pela Portaria n°219 – Cmt Ex, de 14 de março de 2016, destinada a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Ela tem por finalidade premiar cidadãos ou instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros e integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas Organizações Militares.


No evento, ocorreu também exposição de alguns materiais de emprego militar, como os dois radares Saber N60, com capacidade de detecção a baixa altura, podendo ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos. Com tecnologia totalmente brasileira, o radar permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente. 


Na demonstração, também, foram apresentados seis Obuseiros Leves 105 ml Light Gun e oito viaturas distribuídas entre lançadores múltiplos do Sistema Astros; blindadas de reconhecimento, Cascavel; Marruá Caçador; Centro de Operações Antiaérea e uma viatura blindada de transporte Guarani.

Participaram da solenidade o comandante interino da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho; da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato; chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante-de-esquadra Ademir Sobrinho; oficias do alto comando das Forças, civis e militares.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa


Fotos: Tereza Sobreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário