23/01/2014

Início da Operação “ASPIRANTEX/2014”




Está sendo realizada a “ASPIRANTEX/2014”, primeira operação do ano da Marinha do Brasil, que ocorre no período de 16 de janeiro a 05 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Mar del Plata (Argentina). Os navios suspenderam no dia 16 de janeiro da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), com 230 Aspirantes da Escola Naval nos meios da Esquadra.


A operação visa contribuir e orientar os futuros Oficiais na opção de Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes da Marinha) e na escolha da área de habilitação (mecânica, eletrônica, sistemas e administração), além de familiarizar com a vida no mar. Ela também contribui para elevar o adestramento das tripulações.

Durante a operação são executados exercícios no mar, de caráter estritamente militar, das tarefas básicas do Poder Naval, por exemplo: operações de ataque; antissubmarino; de esclarecimento; e de apoio logístico móvel, incluindo ações de superfície, de defesa antiaérea, de submarinos e de guerra eletrônica.

São realizados ainda exercícios para incrementar o grau de interoperabilidade da Marinha do Brasil, da Armada da República da Argentina e da Armada da República Oriental do Uruguai.


Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário